CRM para e-commerce: entenda o que é e como usar

Descubra para que serve essa ferramenta e como ela pode ajudar o seu negócio a melhorar o atendimento ao cliente
Publicado: 
18/8/2022
|
Atualizado:
15/9/2023
Tempo de leitura:
6 minutos

A demanda de e-commerce, que já vinha em alta, cresceu quase que exponencialmente no período da pandemia de Covid-19.

A necessidade de realizar todo o processo de venda online para que os comerciantes não tivessem que encerrar seus negócios acelerou uma tendência que talvez levasse mais alguns anos para se estabelecer de forma concreta.

Sendo assim, a procura por ferramentas que trouxessem diferenciação também cresceu. Uma delas é a implantação de um sistema CRM, que traz benefícios e destaque para quem o aplica no próprio e-commerce.

O que é CRM?

Empreendedora apresenta proposta para cliente.

CRM é a sigla para Customer Relationship Management, ou seja, gestão de relacionamento com cliente, em tradução livre. 

Esse é um conceito que deu nome a softwares desenvolvidos para facilitar todo o processo de relacionamento entre um comércio e os clientes

A aplicação comercial de CRM é de extrema importância, já que por meio dos dados obtidos com a ferramenta é possível verificar as falhas no projeto e definir quais melhorias implantar para resolvê-las.

Tudo isso ajuda o comerciante – diante de um cenário de competição cada vez maior – a se destacar entre tantos outros e-commerces, visto que várias pessoas migram ou iniciam seus negócios na internet diariamente.

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Como o CRM pode ajudar no e-commerce?

A procura por serviços e produtos vendidos em e-commerces e lojas em geral com alta qualidade de atendimento cresceu muito, principalmente nos grandes centros urbanos. Quem possui um CRM de vendas funcional consegue se sobressair.

Esses softwares realizam toda uma leitura, desde a captação do cliente até a fidelização dele.

Simplificando, os processos analisados por CRM são:

  • captação de cliente;
  • entendimento da necessidade do cliente;
  • entrega da solução;
  • fidelização do cliente.

Em um primeiro momento, o CRM é importante para auxiliar a definir a persona (perfil fictício que representa um tipo de cliente que se quer atingir) do seu negócio, faixa etária e em qual período ela procura o seu serviço online.

Esses dados permitem analisar com clareza todo o processo comercial, e isso influencia diretamente em como o marketing da marca se posiciona.

Assim, na hora de se comunicar com seus clientes, você terá mais assertividade para realizar uma ação de marketing coerente com o seu público-alvo.

A utilização de um CRM grátis impacta também no crescimento da sua empresa, pois é possível entender como, onde e quando há mais oportunidade de se concluir uma venda – e é nisso que vale investir tempo e dinheiro.

Esse software ainda revela em quais épocas do ano e datas específicas as vendas aumentam, além de prever a recorrência de compra de um cliente. São dados confiáveis obtidos com base no seu próprio negócio e que beneficiam o marketing da sua loja.

Como consequência de estratégias de marketing digital bem aplicadas, as vendas sobem e a lucratividade aumenta.

Com a integração desses setores, que devem andar bem próximos, é possível criar estratégias específicas para públicos-alvo e períodos diferentes.

Isso gera, além de mais vendas, uma maior economia, pois são traçadas estratégias eficientes e eventuais problemas são corrigidos antes mesmo que afetem o comércio eletrônico.

Por fim, mas não menos importante que os outros benefícios, a fidelização de cliente é algo almejado por qualquer comerciante.

Ser lembrado pelo consumidor assim que surge a necessidade de compra de algum produto ou serviço se dá pelo fato de que o empreendedor forneceu um bom serviço ou produto da última vez.

Outros benefícios do CRM

Garçonete conversa com cliente em restaurante.

Com uma ferramenta de CRM é possível estar sempre presente no cotidiano do cliente. Que tal enviar uma newsletter mensal diretamente para o e-mail dele, aplicando um atendimento que o aproxime do seu e-commerce?

Veja bem, quanto mais pessoal e personalizado seu serviço é, mais ele gera impacto positivo na vida de seus clientes.

Você pode, inclusive, prever a demanda dele. Por exemplo, Joana comprou um creme corporal na sua loja e não pediu embalagem para presente. Neste caso, por que não sugerir a ela a recorrência de entrega daquele produto, visto que ela deve comprá-lo mais vezes?

Essa atitude faz com que Joana se sinta cuidada, pois você se oferece para diminuir a necessidade de ela parar as próprias atividades para realizar a compra em questão.

É algo simples, mas de impacto, principalmente no longo prazo. Quanto mais clientes aderirem à recorrência, maior será sua clareza em relação ao seu controle de estoque e à prospecção de vendas.

São inúmeros os motivos que tornam a implantação de CRM essencial aos e-commerces, e já há opções de CRM online free (ou seja, gratuitos) para testar e entender na prática o funcionamento do sistema.

Aproveite esta oportunidade para alavancar seu negócio!

Este post foi produzido pela equipe do blog Markplan, site voltado para a veiculação de conteúdos relevantes sobre estratégias de negócios, com informações e novidades relacionadas aos maiores segmentos empresariais.

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