Instagram Shopping: como colocar sacolinha no Instagram [guia]

Conheça o Instagram Shopping, veja o passo a passo completo para ativar a sacolinha e confira os benefícios que ela pode trazer para o seu negócio
Publicado: 
18/11/2022
|
Atualizado:
15/9/2023
Tempo de leitura:
14 minutos

Se você vende na internet, mas ainda não conhece ou não usa o Instagram Shopping, precisa começar o quanto antes. Trata-se de um recurso que permite a venda de produtos na plataforma.

O Instagram oferece alguns recursos para comerciantes que são perfeitos para ajudar a aumentar o faturamento

Um deles é a famosa “sacolinha do Instagram”, aquele ícone que aparece no canto inferior esquerdo de algumas publicações comerciais. 

Quando a pessoa clica ali, surge a opção “Ver produtos”, além do nome e preço do produto em questão.

Apesar de pequena, essa figurinha pode trazer muitos benefícios para a sua empresa. Quer saber como? Então confira abaixo como colocar a sacolinha no Instagram e vender cada vez mais na rede.

O que é a sacolinha do Instagram?

A sacolinha do Instagram é uma etiqueta, uma tag que indica que o produto marcado está à venda. 

Ao clicar nela, a pessoa é direcionada para uma página que contém informações sobre a mercadoria em questão e exibe mais itens do catálogo online.

Com a sacolinha, você pode marcar até 5 produtos ao publicar uma foto ou vídeo (tanto no feed quanto nos Stories), ou 20 itens ao publicar várias imagens de uma vez (modo carrossel). No Reels, é possível marcar até 30 produtos.

Quais as vantagens da sacolinha do Instagram?

Tela para criar conta no Instagram

A sacolinha do Instagram ajuda a maximizar o alcance dos seus produtos, já que quem bater o olho na publicação vai saber que eles estão à venda e terá acesso fácil ao preço e à finalização de compra

Com esse recurso, dá para destacar mercadorias específicas do seu catálogo. Ele também permite que você use a criatividade para atrair novos consumidores, ao mesmo tempo em que auxilia a fidelizar quem já compra com você. 

Além disso, as publicações com a tag de preço levam os usuários diretamente para a página com detalhes sobre a mercadoria e o site onde ela pode ser adquirida, encurtando o caminho até a compra.

Quer vender mais no Instagram?

O Kyte é a solução que você precisa. Com ele, você integra o seu catálogo com o Instagram e aumenta as chances de sucesso do seu negócio.

Comece agora mesmo!

O que é preciso para colocar a sacolinha no Instagram?

A sacolinha do Instagram está disponível para quem tem ativada a função Compras, também conhecida como Instagram Shopping

Para isso, é necessário seguir alguns passos com atenção. Veja a seguir o que você precisa fazer para colocar a sacolinha no Instagram nas suas postagens.

1) Atender a critérios específicos 

A plataforma é bem criteriosa para quem quer vender no Instagram. Por isso, muitos comerciantes têm dificuldades de colocar a sacolinha no Instagram logo na primeira tentativa. Mas não se preocupe, você chega lá. 

Confira quais critérios você precisa seguir para poder usar o Instagram Shopping:

  • estar em um mercado aceito pela plataforma;
  • vender bens materiais aceitos pela empresa;
  • cumprir as políticas comerciais da rede social, como Padrões e Diretrizes da Comunidade;
  • ter um site próprio ou parceiro no qual você possa efetivar a venda de fato (fazer a transação comercial), já que o recurso de finalização de compra diretamente pelo Instagram ainda não está disponível no Brasil.

Sabe por que você precisa ter uma estratégia de vendas no Instagram?

Para vender mais, claro! Mas ter sucesso de verdade requer um pouco mais. Leia nosso ebook e aprenda todos os truques.

2) Criar um perfil comercial no Instagram

Mesmo que você ainda não tenha sequer uma conta pessoal no Instagram, deve criar uma para depois transformá-la em comercial. Só assim você poderá desfrutar de todos os benefícios do Instagram for Business (Instagram para Negócios).

Criado o perfil pessoal, acesse-o e clique no menu no canto superior direito. Vá em Configurações, depois em Conta e Mudar para conta profissional

Em seguida, selecione a categoria que melhor descreve o seu negócio, como vestuário, saúde/beleza, produto/serviço, entre outros. Por fim, confirme a mudança para a conta profissional.

Se quiser saber mais detalhes sobre o perfil comercial do Instagram, como vantagens de ter um e dicas do que postar, temos um guia completo sobre assunto para você.

3) Conectar sua conta comercial no Instagram à sua página no Facebook

Para ter uma página no Facebook você precisa ter uma conta na plataforma. Se ainda não tem a sua página, confira o passo a passo para criá-la

Com a página criada, acesse seu perfil comercial no Instagram e selecione Editar perfil. Abaixo de Informações comerciais públicas, clique em Página. Selecione a página à qual deseja se conectar e vá em Concluir.

Vale destacar que, para realizar esse processo, não é necessário criar uma loja no Facebook, apenas a página.

4) Carregar um catálogo de produtos

Seu catálogo não será criado direto no Instagram. Ele será feito em outro local e, depois, conectado à sua conta comercial

Você pode elaborá-lo no Facebook pelo Gerenciador de Negócios ou Meta Business Suite (ambas as plataformas comerciais são praticamente a mesma coisa, com pequenas diferenças de recursos e na interface).

Ou também pode fazer em plataformas de comércio eletrônico parceiras, como o Kyte. Com ele, você cria o seu catálogo online com todos os seus produtos e depois integra com o Instagram.

5) Cadastrar-se para a função Compras

Feito tudo isso, você precisa de uma espécie de autorização do Instagram para começar a vender na plataforma. 

Para fazer essa solicitação, acesse o perfil da sua empresa no Instagram, clique no menu no canto superior direito, depois em Configurações e Empresa.

Vá em Configurar compras no Instagram e clique em Começar. Aqui, você vai conectar bem rapidamente sua página no Facebook, seu catálogo e selecionar o domínio do seu site de venda (aquele para o cliente finalizar a compra). 

Ao final, envie sua conta para análise. Esse processo normalmente leva alguns dias. Fique de olho na seção Compras na aba de Configurações para verificar o seu status

Às vezes, o Instagram solicita mais informações para comprovar que você apresenta todos os Requisitos de qualificação para comércio exigidos. Se isso acontecer com você, siga as instruções indicadas para concluir o processo.

Assim que você receber a aprovação, o Instagram vai enviar uma notificação.

Como ativar a sacolinha?

Telas mostram como aparece a sacolinha no Instagram
Na primeira foto, publicação exibe sacolinha do Instagram. Na segunda, página para onde usuário é direcionado ao clicar na tag. Na terceira, tela que aparece quando usuário clica na foto do catálogo

Após a aprovação, você deve ativar a função Compras na sua conta para finalmente poder começar a usar o recurso da sacolinha do Instagram. 

Para isso, acesse o perfil da sua empresa no Instagram, clique no menu, depois em Configurações e Empresa

Vá em Compras, selecione o catálogo de produtos que você quer conectar à sua conta, e depois Concluir. Caso a opção Compras não apareça para você, significa que sua conta ainda está em análise ou não foi aprovada para utilizar essa função.

Como usar a sacolinha do Instagram para marcar os produtos?

Depois de todos esses passos, você finalmente poderá usar o Instagram Shopping e começar a colocar a sacolinha no Instagram nos seus produtos. Veja a seguir como fazer isso.

Marcar produtos em fotos e vídeos

Ao selecionar a foto ou vídeo que deseja publicar e escrever uma legenda, clique em Marcar produtos e, em seguida, na imagem. Pesquise o item no seu catálogo, selecione o escolhido, clique em Concluir e Compartilhar.

Marcar produtos nos Stories

Ao escolher a foto ou vídeo que quer usar no Story, clique no ícone de figurinha (sticker) no topo da tela. Selecione a figurinha do produto e o item do catálogo que deseja destacar. 

Posicione a figurinha no lugar onde quer exibi-la no Story. Se quiser alterar a cor do texto, clique no sticker e faça as mudanças. Quando terminar, é só compartilhar o Story.

Marcar produtos no Reels

Após gravar o vídeo ou selecionar um já gravado no seu smartphone, vá em Avançar. Selecione uma foto para a capa, escreva uma legenda, clique em Capa e deslize a imagem para a parte inferior da tela. 

Clique em Marcar produtos e escolha as mercadorias ou coleção que quer destacar. Vá em Concluir e Compartilhar.

📱 Gerenciar sua conta do Instagram pelo celular é tranquilo. Mas e o negócio como um todo? Bom, aí a melhor opção é um sistema multiplataforma. Assim, você faz a parte pesada no computador e a mais leve no celular. Conhece o Kyte Web? Experimente agora e transforme seu negócio! 💻

Como conquistar clientes no Instagram? 9 estratégias infalíveis

As redes sociais são poderosas ferramentas para alavancar vendas. A cada dia, mais empreendedores e lojistas se rendem aos recursos dessas plataformas para expor produtos e se conectar com clientes em potencial.

Segundo dados do Instagram

  • 90% das pessoas nesta rede social seguem ao menos uma empresa;
  • 50% das pessoas ficam mais interessadas em uma marca quando veem anúncios dela no Instagram;
  • para 2 em cada 3 usuários do Instagram, ele favorece a interação entre as marcas.

Exatamente por isso ter um perfil no Instagram – e saber usá-lo – é fundamental para o sucesso de qualquer negócio. Confira abaixo dicas infalíveis para conquistar clientes no Instagram.

Qual é o segredo para bombar no Instagram e ser um sucesso?

Baixe o nosso ebook e descubra o que está faltando para o seu negócio decolar na rede social.

1) Tenha uma conta no Instagram for Business

Já dissemos isso acima e vamos dizer novamente pois é realmente muito importante.

Ter um perfil comercial no Instagram confere mais seriedade ao negócio e fornece acesso a dados importantes, como alcance e engajamento das publicações, além de permitir a venda de produtos.

2) Pense com carinho nas hashtags

Essas palavras-chave precisam ser escolhidas com esperteza e focando naquelas que são mais associadas ao seu produto e negócio

Dica: é interessante criar uma hashtag própria para a sua marca, desde que não seja confusa ou longa demais.

3) Explore os Stories

Não importa que o conteúdo vai sumir em 24 horas. Se for bom, ele terá o efeito desejado, que é levar a pessoa para a sua loja. Por isso, use os adesivos de links externos do app.

O legal deste recurso é que ele cria uma certa proximidade com os usuários. Nesse sentido, muitas empresas aproveitam para mostrar os bastidores da marca, como a confecção de algum produto. 

4) Promova concursos e promoções

De fato, os Stories são um ótimo lugar para divulgar promoções, anunciar descontos e incentivar a participação em competições

O principal aqui é aguçar a curiosidade de quem vê – bem como criar uma sensação de urgência – e fazer a pessoa querer clicar no link para saber o que pode ganhar.

5) Invista em fotos de qualidade

Mulher tira foto de produtos para publicar no Instagram Shopping

O foco do Instagram é o compartilhamento de fotos e vídeos. Portanto, a qualidade dessas mídias precisa ser alta sempre que possível. Imagens em baixa resolução podem desanimar e espantar a clientela.

Procure um ponto visualmente atrativo do seu produto, busque ângulos que o favoreçam e tenha cuidado com as montagens. Originalidade e criatividade contam muitos pontos aqui e ajudam a destacar a identidade da sua marca.

6) Interaja sempre que possível

A chave para conquistar clientes no Instagram é promover o engajamento. Assim, fique de olho nas oportunidades para interagir com as pessoas.

Curta, comente, crie enquetes e responda dúvidas ou sugestões. Priorize o diálogo e não perca o timing. Agilidade é crucial nas redes sociais.

7) Elabore um calendário de publicações

Lembre-se de que o perfil da sua empresa não é o seu pessoal. Ou seja, postar coisas aleatórias não fará muito sentido.

É importante criar um calendário de publicações, pensando previamente no que se deseja postar e no melhor momento para isso. Além de deixar o conteúdo mais organizado, essa estratégia cria periodicidade, algo muito valorizado por seguidoras e seguidores. Perfil abandonado é perfil esquecido.

8) Siga contas relevantes para o seu negócio

Identifique quem são suas referências, lojas já influentes no mercado, e siga os perfis delas para ficar por dentro do que estão fazendo e como estão fazendo. Podem ser boas fontes de inspiração para novas ações na sua página.

9) Acompanhe os números de engajamento

A única forma de saber se suas estratégias estão dando certo é acompanhar as métricas da conta. 

A partir de dados como número de visualizações do perfil e horário de maior interação, por exemplo, é possível criar estratégias mais certeiras para o seu público e entender o que o agrada mais.

Conclusão

Conseguiu entender todos os passos para colocar a sacolinha no Instagram? São muitos passos, mas certeza que com atenção e força de vontade você vai conseguir.

Depois disso, é só se preparar e aproveitar todas as vantagens do Instagram Shopping para aumentar o seu faturamento. Boas vendas!

Quer fazer parcerias de conteúdo com a gente? 🤝
Quer vender mais no Instagram?
Quero testar o Kyte
Para pequenos negócios e vendedores.