Há pessoas que têm o faro para os negócios. Observam e analisam uma situação, um momento e enxergam uma oportunidade onde ninguém mais viu.
É o caso do Adrian Fletcher, habitante de Barbados, uma ilha na região do Caribe, na América Central.
Além de artista premiado e designer gráfico, ele também é dono da Shop Se7en, uma loja online que vende frutas, legumes, verduras e outros alimentos.
Mas quando começou o negócio, ele teve dificuldades em encontrar um sistema de ponto de venda que atendesse a tudo o que ele precisava – e um desses itens era algo bem específico.
Primeiros passos
Diferente de muitos comerciantes, que abrem uma loja como uma forma de ganhar uma renda extra ou uma chance de se reinventar profissionalmente, Adrian começou por um outro motivo.
O ano era 2015 e ele notou um problema que havia na região em que mora. “Começamos nosso negócio com a venda de frutas e vegetais porque não havia outro lugar [que vendesse essas coisas] nas proximidades”, conta ele.
“Passamos a ter um público fiel de estudantes que não tinham carros. Então, nós embarcamos na oportunidade e oferecemos um lugar onde eles podiam chegar e comprar frutas e vegetais.”
Adrian explica que havia uma grande quantidade de clientes estudantes por causa da existência de uma universidade de medicina na região.
Mudança de chave
O Shop Se7en já começou online. No entanto, quando a Covid-19 chegou a Barbados, Adrian sentiu necessidade de ampliar a presença da loja na internet.
O comerciante diz que, durante alguns anos, usou um determinado aplicativo para exibir os produtos e controlar as vendas, mas acabou trocando. Com o tempo, testou outros dois programas e nenhum foi inteiramente satisfatório.
“Precisávamos de uma forma de conseguir receber os pedidos e organizá-los em ordem cronológica, para trabalhar por ordem de chegada. O Kyte nos ajudou com isso”, conta.
O Kyte conta com recursos especiais para atender às necessidades dos pequenos comerciantes. Transforme o seu negócio agora mesmo!
Comece agora mesmo!Para Adrian, uma das funções mais importantes para o funcionamento da Shop Se7en era poder ter uma loja online completa. Ou seja, um catálogo para conseguir anunciar todas as mercadorias.
Hoje, ele tem um site próprio, mas quando os visitantes vão no botão “Clique aqui para pedir”, são redirecionados para o catálogo da loja no Kyte.
“O Kyte foi definitivamente a solução mais fácil de gerenciar e a mais rápida de colocar em funcionamento”, diz.
O detalhe que fez toda a diferença: como o Kyte ajudou a Shop Se7en
Adrian realmente queria uma plataforma de loja online. Contudo, ele também tinha interesse em um detalhe de extrema importância em razão do tipo de produto que comercializa: venda fracionada.
“O recurso do Kyte que realmente me prendeu foi a possibilidade de vender em frações. Consigo vender 0,5 kg de cenouras, por exemplo. No comércio de vegetais, isso é crucial”, afirma ele.
A Shop Se7en não tem ponto físico. Funciona apenas por delivery e os pedidos são feitos virtualmente. Segundo Adrian, se alguém precisa de algo a mais, pode comprar direto do veículo de entrega, que comercializa parte dos produtos anunciados na internet.
A loja tem um faturamento mensal de cerca de US$ 2,4 mil (R$ 13,2 mil). O dono conta que, antes da pandemia, era o dobro. Mas como a universidade local suspendeu as aulas, houve uma redução significativa nas vendas.
O estabelecimento aceita pagamentos via cartão de crédito e débito, transferência bancária e até fiado, recurso presente no Kyte.
“Eu uso a função de comprar agora e pagar depois com os meus clientes mensais, e também para casos em que faço a entrega e o cliente não está em casa”, explica.
O Kyte também ajudou o Adrian em outros pontos. Ele conta que ficou muito mais fácil rastrear os pedidos, já que todos eles podem ser organizados do modo que ele deseja. Além disso, os clientes conseguem navegar facilmente pela loja e o gerenciamento do estoque ficou melhor.