Apesar de ser um desafio para muitos comerciantes, saber como calcular o preço de venda de um produto ou serviço é uma das ações mais fundamentais no empreendedorismo.
Mais do que proporcionar retorno financeiro, calcular o preço de venda de um produto ou serviço da maneira correta pode te ajudar a evitar queda no faturamento, redução do fluxo de vendas e até mesmo a falência.
Para aumentar as chances de o seu negócio se desenvolver, confira as informações abaixo e evite falhas na hora de precificar.
O que é preço de venda?
Preço de venda é o valor cobrado dos clientes para adquirir produtos ou serviços oferecidos por uma empresa ou pessoa física.
Para entender o conceito e aprender como calcular os preços dos seus produtos, é preciso, primeiro, compreender os aspectos financeiros e mercadológicos. Vamos lá?
Aspectos financeiros
O preço de venda deve englobar os custos de produção, despesas e o lucro que se deseja.
• O que são os custos de produção?
Custos são os gastos ligados à produção de mercadorias. Ou seja, relacionados à aquisição de matéria-prima, mão de obra e processo de fabricação do produto final.
Então, imagine que você queira montar uma esmalteria. Desta maneira, seus custos estariam associados basicamente aos salários das manicures, compra dos produtos para unha e manutenção das máquinas de secagem de unhas.
• O que são as despesas?
As despesas são os gastos relativos à administração da empresa. Não estão ligados diretamente aos produtos, mas são essenciais para o funcionamento do negócio. Esses débitos englobam, por exemplo, as demandas das áreas comercial e infraestrutura do local.
Ainda no exemplo da esmalteria, as maiores despesas da empresa seriam com as contas de internet, luz e água, e aluguel do espaço físico.
• O que é lucro?
O lucro é a quantia que a empresa ganha com cada venda após a subtração dos gastos fixos e variáveis. Para saber a margem lucrativa de um estabelecimento, é necessário subtrair do valor total obtido os custos e despesas proporcionais.
Voltando ao caso da esmalteria, imagine que você cobra R$ 40 pelo serviço de manicure e a soma dos seus custos e despesas proporcionais resulta em R$ 18. Desta forma, para descobrir seu lucro, é só subtrair do valor total os seus gastos:
R$ 40 (valor total) - R$ 18 (gastos) = R$ 22 (lucro)
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Comece agora mesmo!Aspectos mercadológicos
Depois de atender às necessidades financeiras da sua empresa, o preço de venda precisa estar mais ou menos no mesmo nível dos seus concorrentes diretos – aqueles que vendem a mesma categoria de mercadorias que você e com a mesma qualidade.
Se cobrar muito mais, vai perder clientes para eles; se cobrar muito abaixo, pode acabar tendo prejuízos.
Vale lembrar que, quando uma marca está há um certo tempo no mercado, pode conquistar grande visibilidade, confiança e volume de vendas. Assim, ainda que aumente o preço dos produtos, ela continua lucrando em razão do patamar em que se encontra. Então, leve isso em conta na hora de analisar a sua situação, listar seus objetivos e precificar.
Como calcular o preço de venda de um produto ou serviço?
Para calcular o preço unitário de um produto ou serviço, você precisa encontrar um equilíbrio entre os aspectos mercadológicos e financeiros. Sendo assim, siga a seguinte fórmula:
Preço de venda = custos + despesas + lucro desejado
Desta forma, suponha que você tenha uma hamburgueria e queira saber por quanto pode vender um “cheddar bacon”. Segundo seus cálculos, ele custou R$ 11 para ser fabricado (materiais e mão de obra), e teve R$ 9 de despesa proporcional. Sendo assim:
Valor total sem lucro = R$ 20 (R$ 11 + R$ 9)
Agora, imagine que seus concorrentes vendem um lanche similar por R$ 35, mas como você é novo no mercado, precisa disponibilizar um preço mais acessível para poder conquistar e fidelizar clientes.
Fazendo as contas, você descobre que se comercializar o hambúrguer por R$ 30, vai conseguir cobrir todos os custos, despesas e ainda ter uma margem de lucro de 50% por lanche vendido.
Quer saber como calcular esse valor? É bem simples. Basta fazer um cálculo de regra de 3 – se o hambúrguer de R$ 20 corresponde ao valor total, ou seja, 100%, então a quantos % corresponde o lanche de R$ 30?
Assim:
R$ 20 — 100%
R$ 30 — ? (x)
Multiplica-se 20 por x e 30 por 100, e depois divide-se 300 por 20:
20x = 300
x = 300 ÷ 20
x = 150%
Agora, é só subtrair o valor obtido do total: 150 - 100 = 50% de lucro. Logo, o valor do seu produto poderá ser R$ 30.
No caso de serviços ou itens para revenda, o caminho é o mesmo. Veja quais são seus custos e despesas, qual a média de preço no mercado, quanto você quer lucrar e pronto, só aplicar na fórmula.
4 dicas para calcular o preço de venda e aumentar suas chances de lucro
Calculando o preço de venda corretamente, as chances do seu lucro aumentar são grandes. Confira dicas incríveis para não errar na conta e decolar suas vendas.
1) Fique de olho na concorrência
O mercado de vendas é um lugar de intensa concorrência e para que o seu produto tenha um preço competitivo, analisar seus concorrentes diretos é essencial.
Mas lembre-se de que preço nem sempre é tudo. Às vezes seu produto pode ser mais barato e estar vendendo menos. Por isso, fique sempre ligado nas atividades das empresas concorrentes.
Verifique, por exemplo, a qualidade dos produtos vendidos, canais de venda utilizados, formas de pagamento oferecidas e estratégias de divulgação. A partir disso, busque proporcionar a melhor experiência de compra para o consumidor.
2) Encontre bons fornecedores
Não compre com o primeiro fornecedor que encontrar. Faça pesquisas para descobrir empresas que oferecem produtos de qualidade e com preços coerentes.
É interessante você ter mais de uma opção de fornecedor para não correr o risco de ficar sem algo que precisa, caso ocorra algum problema com o seu parceiro principal. Além disso, mantenha uma relação saudável com eles para conquistar parcerias vantajosas.
3) Faça gestão dos seus custos e despesas
Seus lucros tendem a ser menores quando seus custos e despesas são muito altos. Para que isso não aconteça, encontre maneiras de reduzir os gastos, sem perder a qualidade da sua marca.
No caso da hamburgueria, por exemplo, as medidas que você, como dono ou dona do negócio, poderia tomar para redução de gastos são:
- buscar fornecedores com preços melhores;
- treinar a equipe, ajudando a evitar eventuais erros;
- controlar o estoque para não haver desperdícios;
- trocar as lâmpadas frias ou incandescentes por lâmpadas de LED.
4) Conte com um sistema completo de gestão de vendas
Você não precisa fazer a gestão das suas vendas sozinho. Evite erros e aumente suas chances de sucesso contando com o auxílio de um programa de vendas completo, como o Kyte.
Com ele, você tem o controle de todos produtos vendidos, além de estatísticas importantes para o seu negócio, como vendas realizadas, lucro, ticket médio e até clientes que mais compram na sua loja.
Além de ser um sistema de ponto de vendas (PDV) ideal tanto para atendimento virtual quanto presencial, o Kyte não possui taxa de comissão pelas vendas realizadas, o que representa uma grande economia para seu empreendimento.
Conclusão
Agora que você descobriu como calcular o preço de venda de um produto ou serviço, siga nossas dicas e avalie a forma mais viável de aplicá-las na sua loja.
Não perca a chance de fazer a sua empresa ser referência no mercado. Comece a fazer as pesquisas o quanto antes e elabore estratégias para decolar suas vendas. Boa sorte!