O mercado está em constante crescimento e é responsável por vários empreendimentos brasileiros de sucesso.
Atualmente, um dos negócios de maior destaque que surgiu nesse setor foi a esmalteria, local que proporciona serviços especializados em unhas, como manicure, pedicure e aplicação de produtos.
Se você trabalha de forma independente, atendendo em domicílio ou em salões de beleza, ou deseja se profissionalizar nessa área e quer saber como montar uma esmalteria para ter algo próprio, temos excelentes dicas que podem te ajudar. Vamos conhecê-las?
Qual a diferença entre um salão de beleza e uma esmalteria?

O salão de beleza é um espaço que oferece diversos serviços de embelezamento às pessoas, como corte de cabelo, depilação, barbearia e design de sobrancelhas.
Já a esmalteria é o estabelecimento focado na venda ou aplicação de esmaltes e produtos para unhas. É o lugar onde encontramos manicures e pedicures especializadas em técnicas e tendências de unhas.
Qual o custo para montar uma esmalteria?
O custo para montar uma esmalteria parte de cerca de R$ 5.000,00. Entretanto, o valor varia conforme as marcas dos produtos utilizados e vendidos, os serviços que serão oferecidos e o local escolhido, podendo chegar a R$ 40.000,00 ou mais.
Assim como qualquer negócio, é preciso ter uma quantia inicial para investir, mas ela só conseguirá ser estabelecida após pesquisas e estudos sobre aquilo que você deseja realizar.
Qual o lucro de uma esmalteria?
Segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a média de faturamento mensal de uma esmalteria pode variar entre R$ 5.000,00 e R$ 10.000,00, mas esses números dependem de diversos fatores, como os tipos de serviços prestados.
Então, antes de você entrar no ramo, converse com profissionais que trabalham nessa área e se informe sobre os lucros de uma esmalteria e todos os possíveis gastos.
O que é necessário para abrir uma esmalteria simples? Veja 15 dicas
De acordo com dados de 2017 da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), o Brasil é o segundo maior mercado do mundo no setor de esmaltes – atrás somente dos Estados Unidos. Trata-se de uma área que só tende a crescer ainda mais.
Entretanto, para montar uma esmalteria de sucesso, você precisa mais do que um ótimo planejamento. Confira a seguir o passo a passo para abrir sua esmalteria gastando pouco e lucrar muito!
Planeje o que quer
Antes de qualquer coisa, elabore um plano de negócios. Coloque no papel todos os seus objetivos e quais estratégias você utilizará para alcançá-los.
Também tenha em mente todas as informações financeiras necessárias para manter seu negócio, como o capital de giro ideal, gastos com o local, valores cobrados por cada serviço e quantidade de funcionários na equipe.
Analise o mercado
Pesquise tudo o que puder sobre o mercado das esmalterias, e liste todos os riscos, os públicos que você pode atingir e onde deverá investir.
Aproveite para estudar seus concorrentes com a ajuda das redes sociais – utilize-as a seu favor para ter mais contato com profissionais do ramo e clientes em potencial.
Conheça seu público
Não há como crescer no mercado sem saber qual público-alvo você quer atingir. Analise e defina as possíveis características dos seus clientes.
Por exemplo, você atenderá somente mulheres ou prestará serviços também para o público masculino? Vai focar em uma faixa etária específica ou não terá restrição?

Escolha uma boa localização
Ter grandes quantias para investir não é a realidade da maioria dos empreendedores, mas isso não te impede de abrir seu tão sonhado negócio.
Comece montando uma esmalteria simples e pequena, que não demande muitas despesas e manutenções.
Pense num endereço estratégico para atender o seu público e atrair novos consumidores. Leve em consideração a locomoção até o seu comércio e se há muitos concorrentes ao seu redor.
Resolva a burocracia
Uma hora ou outra, a papelada aparece, então é melhor que ela seja resolvida de uma vez, né? Busque se informar para realizar o registro do seu negócio, pois esse procedimento varia de acordo com cada cidade.
Os principais documentos são:
- CNPJ;
- registro na Junta Comercial do Município;
- registro na Prefeitura para obter o alvará de funcionamento;
- registro no Sindicato Patronal;
- registro no Corpo de Bombeiros Militar;
- alvará de licença sanitária.
Conte com bons fornecedores
Identifique os melhores fornecedores do segmento que tenham um preço compatível com a sua realidade e mantenha uma ótima relação com eles. Opte por aqueles que possuem agilidade na entrega e flexibilidade nas negociações.
Invista em equipamentos de qualidade
Lembre-se de que qualidade não é sinônimo de preços altos. Ou seja, você não precisa gastar muito para garantir equipamentos confiáveis.
Invista em máquinas de marcas que já estão consolidadas no mercado e possuem credibilidade.
Fique de olho nas tendências
Destacar-se no meio da concorrência não é um trabalho fácil, mas é totalmente possível.
Esteja por dentro das tendências de unhas, desde desenhos e estilos da moda até tratamentos inovadores. Conte com as redes sociais para ficar sempre antenado!
Busque inovar também nos produtos, equipamentos e serviços para a sua clientela. Demonstre preocupação com quem usufrui do seu trabalho.
Especialize-se cada vez mais

Faça cursos na sua área, aprenda técnicas novas e treine bastante em você mesma ou nas suas amigas e/ou familiares.
Amplie seu portfólio para oferecer diferentes experiências aos seus clientes e se destacar no ramo.
Aproveite para se aprofundar também em gestão de negócios e empreendedorismo. Assim, você vai saber lidar com questões empresariais, como controle de vendas e de gastos, sem passar sufoco.
Exiba seus produtos e serviços
Tenha orgulho do seu trabalho e divulgue-o nas redes sociais. Exiba seus talentos e da sua equipe para atrair novas pessoas, monte sua vitrine online de serviços.
Não tenha vergonha, apresente as novidades da sua esmalteria e como você se empenha para estar sempre por dentro delas.
Ofereça combos e promoções
Atraia novos consumidores com promoções e combos dos seus serviços com preços atrativos. Desfrute também das datas comemorativas para lançá-los e aumentar ainda mais suas vendas.
É uma excelente estratégia para chamar a atenção das pessoas, mas não aposte em preços muito baixos, pois pode ser difícil voltar aos padrões anteriores.
Dê atenção ao ambiente
A identidade visual não deve ser deixada de lado. Separe ideias de decorações e designs que você gosta e entre em contato com especialistas para te ajudarem.
Uma dica é utilizar seus instrumentos de trabalho como parte da decoração, como expor os esmaltes nas paredes ou em organizadores. Pense que as pessoas vão passar certo tempo ali e devem ter uma experiência agradável.
Garanta segurança aos clientes
Além de ter equipamentos de qualidade, certifique-se de que estarão sempre esterilizados e higienizados. Não se esqueça de usar a proteção necessária para atender seus clientes, como máscara e luvas.
Todo cuidado é pouco e a segurança dos seus consumidores deve ser sua prioridade em qualquer circunstância.
Fidelize quem já compra com você
Ofereça um atendimento personalizado e de qualidade. Garanta que a experiência das pessoas seja a melhor possível para que elas queiram voltar à sua esmalteria.
Mantenha contato com seus clientes também fora da esmalteria, principalmente interagindo nas redes sociais, como nos stories do Instagram.
Responda os comentários positivos que eles deixarem no seu perfil, tenha cuidado ao lidar com os negativos e busque sempre resolver os problemas da melhor forma possível.
Administre as vendas do seu negócio
Administrar uma empresa não é fácil, mas você pode contar com recursos e ferramentas para te auxiliar nessa missão, como as planilhas de controle de vendas.
No dia a dia, automatizar os processos é uma forma de otimizar e agilizar suas tarefas. Mas não são necessários softwares muito complexos e caros para isso. Você pode usar até o WhatsApp Business para atender seus clientes.

Com o Kyte, você integra o seu catálogo online com as fotos do seu trabalho às redes sociais e aumenta suas chances de venda.
Comece agora mesmo!Conclusão: vale a pena montar uma esmalteria?
Sim, vale a pena, se você gosta bastante dessa área, fez um estudo completo sobre todas as informações necessárias e está disposto a enfrentar os desafios para alcançar o sucesso.
Agora que você já aprendeu o passo a passo para montar uma esmalteria, comece a estruturar o seu negócio e leve em consideração o uso de aplicativos de gestão, como o Kyte, para te ajudar no gerenciamento da sua nova empresa. Boa sorte!