Quer começar um negócio, mas não sabe bem o que fazer? Hoje, vamos mostrar como montar um salão de beleza pode ser uma excelente e lucrativa opção para você.
Não pense que você precisa necessariamente ser um cabeleireiro ou cabeleireira profissional para isso. O bom desse setor é que você pode trabalhar com várias coisas e oferecer uma gama de serviços aos consumidores.
O importante mesmo é desempenhar um ótimo trabalho, seja qual ele for, e gostar de lidar com pessoas. Afinal, atendimento de qualidade é peça-chave para ter sucesso ao montar um salão de beleza. Bora ficar por dentro desse assunto?
Por que montar um salão de beleza?
Montar um salão de beleza é apostar em um setor em pleno crescimento. De acordo com um levantamento recente, o Brasil é o quarto maior mercado de beleza e cuidados pessoais do mundo, atrás somente dos Estados Unidos, China e Japão.
Uma pesquisa feita pelo GetNinjas, plataforma para encontrar prestadores de serviços, apontou que ela recebeu mais de 200 mil solicitações na categoria Moda e Beleza em 2020. Esse número representa um aumento de 54% com relação às buscas feitas em 2019.
Como se vê, os consumidores se interessam bastante pelo assunto. E com a reabertura do comércio pelo país, também se abrem novas oportunidades de negócios para empreendedores.
Veja alguns serviços nos quais você pode investir quando montar seu salão de beleza:
- corte e tratamento de cabelos;
- maquiagem;
- manicure;
- design de sobrancelhas;
- podologia;
- depilação;
- serviços de estética facial, entre outros.
Qual o custo para abrir um salão de beleza?
Montar um salão de beleza simples e aconchegante pode custar a partir de R$ 20.000,00. Assim como qualquer negócio, é preciso ter uma certa quantia inicial para investir em equipamentos, localização e funcionários.
Contudo, o valor varia conforme os tipos de serviços que você vai oferecer, as marcas dos equipamentos e produtos, o aluguel ou compra do ponto físico, entre diversos outros fatores.
De qualquer forma, só é possível estabelecer uma margem de investimentos necessários após estudos e a elaboração de um plano de negócios. Com ele, você lista suas metas e traça caminhos para conseguir atingi-las.
O maior desafio para quem quer abrir um salão de beleza é conseguir se diferenciar, já que a concorrência é alta. Você precisa oferecer uma experiência diferenciada do que existe por aí, fazer o cliente se sentir especial e sair mais do que satisfeito.
Dica importante: é preciso muita atenção e dedicação quando se trabalha com algo que mexe com a autoestima das pessoas.
Controle o estoque dos seus produtos e mostre as fotos do seu trabalho em um catálogo online.
Comece agora mesmo!Qual é o lucro de um salão de beleza?
O lucro de um salão de beleza varia conforme os serviços prestados e os custos para manter o local funcionando. É possível abrir um salão de beleza simples e barato, como também um mais sofisticado e caro. Então, você deve ficar de olho nas contas.
Para calcular a margem de lucro de um estabelecimento, é preciso fazer o seguinte:
Gastos fixos no mês + gastos variáveis no mês = custos totais no mês
Em seguida:
Valor do faturamento no mês - custos totais = lucro mensal
Fazer essa conta quando ainda se está pensando em abrir um salão de beleza fica um pouco complicado. Logo, o ideal é conversar com quem já está no ramo para se informar.
Há quem diga que a margem de lucro nesse setor é de 50% a 300%, mas como há muitos fatores em jogo, o melhor mesmo é fazer um bom planejamento e controle financeiro, em vez de se prender a esses números.
O que é preciso para montar um salão de beleza?
É sempre bom reforçar a necessidade e importância que um estudo de mercado tem na vida de qualquer pessoa que deseja abrir um negócio próprio. Hoje em dia, com as redes sociais, o contato com pessoas do ramo fica muito mais fácil.
Pesquise tudo o que puder sobre o setor, onde se pode chegar, os riscos, os investimentos necessários, o trabalho realizado pela concorrência e busque definir o nicho ou nichos do seu salão de beleza.
Se você tiver uma boa quantia para investir, ótimo. Mas como essa não é a realidade da maioria dos empreendedores, é preciso começar por baixo. Procure o que é preciso para montar um salão de beleza em um espaço pequeno primeiro. Esses locais demandam menos manutenção e são mais baratos.
Elabore um plano de negócios, liste todos os seus objetivos e defina uma estratégia para conseguir atingi-los. Pense também em ações para promover o seu salão de beleza nas redes sociais. Essa medida ajuda a ampliar o alcance do seu negócio e as chances de atrair mais clientes.
Como montar um salão de beleza de sucesso? Veja 15 passos
Para montar um salão de beleza de sucesso, é preciso mais do que uma estrutura equipada e funcionários capacitados. Veja a seguir o passo a passo para abrir o seu salão e faturar muito!
1 - Faça um estudo completo
Como dito antes, faça uma pesquisa sobre o mercado, concorrentes e, principalmente, elabore um plano de negócios.
Detalhe também todas as informações financeiras, como quanto pode investir, até quando o local pode ser mantido se não tiver lucro, capital de giro ideal, entre outros.
2 - Defina os serviços que vai oferecer
Escolha qual será o seu segmento de atuação, com base no que saber fazer e quer se aprimorar, no que está estudando ou no que quer investir.
Com essas informações em mãos, você consegue começar a pensar nos valores que vai cobrar, na quantidade de funcionários necessários e nos equipamentos que precisará adquirir.
3 - Conheça seu público
Pesquise o seu público-alvo, o grupo de pessoas que deve buscar mais pelo seu serviço. Assim, você saberá quais as maiores necessidades delas, como atendê-las melhor e o que fazer para fidelizar mais clientes.
4 - Analise a concorrência
Veja como os seus concorrentes atuam, o que fazem para conquistar os consumidores, como administram seus negócios. Eles são ótimas fontes de inspiração. Além disso, conhecê-los permite que você pense em maneiras de se diferenciar e prestar um serviço ainda melhor.
5 - Escolha um bom lugar
Pesquise sobre o bairro, o trânsito da região e o acesso ao local em potencial. Veja se há concorrentes por perto e se é um endereço estratégico para atrair consumidores.
6 - Pense na identidade visual do local
Crie um logo para a sua marca, imagine como será a decoração do salão de beleza, a disposição e o design das peças no ambiente e procure especialistas para te ajudar.
7 - Contrate funcionários com a mesma visão que você
Tenha muita atenção na hora de contratar seus funcionários. Procure pessoas com o mesmo espírito e vontade de crescer que você tem. O grupo precisa estar bem alinhado para o salão ter sucesso.
8 - Compre equipamentos de qualidade para seu salão de beleza
Não precisam ser os produtos do mais alto nível e as máquinas mais modernas do mercado, mas prefira investir em itens de marcas conhecidas do ramo, que sejam de qualidade. Liste todas as prioridades e calcule os investimentos necessários para manutenção.
9 - Conquiste e fidelize clientes
Foque em um atendimento personalizado e de alta qualidade. Saiba ouvir o cliente e, mais importante, se atente a todos os detalhes do que ele pedir. E se por um acaso algo der errado, assuma a responsabilidade pelo erro e tente repará-lo da melhor maneira possível. Um cliente satisfeito sempre volta.
10 - Ofereça diferentes meios de pagamento
Ao abrir o salão de beleza, seja moderno e ofereça mais opções de pagamento além do dinheiro, cartão de crédito e débito. Cogite:
- PIX;
- carteiras digitais;
- vendas a prazo ou parceladas;
- fiado.
O importante é oferecer cada vez mais conveniência aos consumidores.
11 - Invista em novidades
Não deixe o seu negócio parado. Busque sempre inovar de alguma forma, seja com produtos, serviços novos, reformas ou benefícios aos clientes. Mostre que você se importa com quem frequenta o seu salão.
12 - Mantenha contato com os clientes
Interaja com a clientela quando ela não estiver no salão. Divulgue promoções e novidades nas redes sociais, curta comentários e responda sempre que alguém enviar uma mensagem.
13 - Saiba como está a qualidade do seu serviço
Realize pesquisas e peça avaliações aos clientes para saber se estão satisfeitos com os serviços prestados e produtos utilizados. Desta forma, você consegue trabalhar para tentar atingir as expectativas deles e se aprimorar.
14 - Acompanhe os números do seu salão de beleza
Monitore as movimentações financeiras e faça o controle de vendas do salão, observe as metas atingidas (ou não) e revisite seu plano de negócios sempre que necessário. Não deixe as coisas simplesmente acontecerem. Esteja atento à saúde financeira do empreendimento para não levar um susto depois.
15 - Automatize processos
Invista em ferramentas que otimizem e agilizem certas atividades, como agendamento online de serviços do salão de beleza. Você não precisa de um software super avançado para isso. Basta utilizar o WhatsApp para vendas (WhatsApp Business), por exemplo.
Conclusão: vale a pena montar um salão de beleza?
Sim, vale a pena, desde que esse seja o seu objetivo, que você tenha uma quantia inicial para investir, que tenha feito um estudo de mercado e elaborado um plano de negócio e, claro, goste bastante do ramo.
Agora que você sabe o passo a passo completo de como montar um salão de beleza, comece a estruturar o seu negócio. E não deixe de considerar a possibilidade de usar uma ferramenta como o Kyte para ajudar no gerenciamento do seu estabelecimento.