Usar um sistema delivery via WhatsApp no seu negócio hoje em dia é fundamental para se aproximar do cliente e oferecer mais comodidade a ele.
Você conhece alguém que não tem WhatsApp? É quase impossível, certo? Por isso, saber utilizar esse app a favor do seu negócio é uma estratégia certeira para alavancar as vendas. Vamos ver como?
O que é e como funciona o delivery pelo WhatsApp?
Delivery pelo WhatsApp é um sistema pelo qual os consumidores fazem o pedido diretamente à sua loja pelo app de mensagens e toda a comunicação ao longo do processo é feita por lá.
Com ele, você:
- agiliza o atendimento;
- facilita o seu trabalho e/ou dos funcionários ao receber todas as informações necessárias para preparar o pedido em um único lugar;
- reduz os custos operacionais, já que o WhatsApp é gratuito;
- oferece mais comodidade e praticidade aos clientes, que conseguem realizar um pedido em poucos minutos e sem precisar baixar outro aplicativo;
- consegue exibir um cardápio ou catálogo digital atrativo no próprio WhatsApp;
- proporciona uma comunicação mais próxima e ágil com os clientes.
Você pode programar para, quando a pessoa entrar em contato com o seu estabelecimento pelo WhatsApp, ela receber uma mensagem automática (uma saudação, por exemplo) e já ser convidada a fazer o pedido.
Ela poderá consultar o cardápio digital para ver os pratos ou tirar dúvidas diretamente com você. Tudo pelo WhatsApp. Após confirmação da compra, o cliente também poderá ser informado sobre o status do pedido e previsão de entrega.
O Kyte é um app de PDV completo que permite integração com WhatsApp Business para você vender muito mais. Baixe e transforme o seu negócio.
Comece agora mesmo!Por que receber pedidos delivery pelo WhatsApp?
Utilizar um sistema de entregas via WhatsApp tem uma série de vantagens para você e seus clientes. Ele acelera todo o processo de compra, desde a escolha dos itens até a chegada deles ao consumidor.
Contato direto e sem intermediários
Você consegue se comunicar diretamente com seus clientes, sem a necessidade de uma plataforma intermediando essa comunicação, como acontece com o iFood, por exemplo.
Você mesmo pode checar informações, comunicar eventuais problemas com o pedido, divulgar promoções e novidades e até conhecer melhor o seu público por meio de pesquisas e votações.
Cardápio online personalizado
Diferente das plataformas de entrega convencionais, nas quais todos os restaurantes e bares exibem o mesmo formato de cardápio, no WhatsApp você pode usar o seu próprio material, customizado da maneira que você quiser.
Utilize o recurso de catálogo do próprio aplicativo ou crie o seu do zero e compartilhe o link. Outra solução é usar apps de cardápio digital e integrá-lo com o WhatsApp. Algumas opções do mercado oferecem esse recurso de forma gratuita, inclusive.
Economia com operações
Falando em dinheiro, outra vantagem do sistema delivery via WhatsApp é a redução de gastos. Pense: anunciar no iFood, por exemplo, exige o pagamento de uma mensalidade e de uma taxa de comissão por cada venda feita.
Usando o WhatsApp, você não paga absolutamente nada. Mesmo a versão comercial do app, o WhatsApp Business, é gratuita.
WhatsApp Business: como ele ajuda nos negócios
Você pode administrar o seu negócio e as suas vendas pelo WhatsApp pessoal. No entanto, ter um perfil comercial no app te dá acesso a ferramentas para melhorar ainda mais a sua atuação no mercado.
Para isso, basta baixar o WhatsApp Business. Como essa modalidade é voltada para comerciantes, ela oferece recursos especiais para auxiliar nas vendas:
- perfil com informações essenciais para os consumidores, como descrição do negócio, endereço, e-mail, site, entre outras;
- configuração de respostas rápidas para lidar com perguntas feitas com frequência sem precisar escrever tudo de novo;
- etiquetas para organizar todos os seus contatos e/ou conversas e localizá-los mais facilmente (ex: novo cliente, pagamento pendente, completo, etc.);
- configuração de mensagens automáticas, como uma saudação ou um aviso sobre o horário de atendimento, para serem disparadas quando você não estiver disponível.
Vale lembrar que o WhatsApp Business é gratuito, e que você pode exportar todas as conversas da sua conta pessoal do WhatsApp e importá-las para o perfil comercial.
Como ter um sistema delivery via WhatsApp?
Uma das maneiras de ter um sistema de entrega via WhatsApp no seu negócio é utilizando o Kyte. Com este app, você consegue se conectar com todos os seus clientes e aumentar as suas vendas.
Ele também conta com recursos como gerenciamento de pedidos, recibos personalizados, cardápio digital, controle de fiado, ponto de vendas (PDV) completo e muito mais.
Veja como criar o seu sistema com o Kyte:
Configure o seu cardápio ou catálogo online
- Baixe o Kyte ou acesse a versão web e crie uma conta.
- Acesse o menu no canto superior esquerdo e vá em Catálogo Online. Clique em Configurar Catálogo Online.
- Indique o nome do seu negócio e como vai querer utilizá-lo no link do seu estabelecimento (kyte.site/seu-negocio). Vá em Avançar.
- Informe seu CPF ou CNPJ e vá em Avançar.
- Aceite os termos de uso e clique em Publicar Catálogo Online.
Personalize seu catálogo e cadastre seus produtos
- Acesse o menu no canto superior esquerdo e vá em Catálogo Online.
- Em Opções de exibição, escolha a cor que mais combina com a sua marca, o modo de exibição dos produtos (em lista ou Instaview) e como informar quando um item estiver sem estoque.
- Volte ao menu e vá em Produtos.
- Clique no sinal + no canto superior direito. Na aba Cadastro, insira o nome do produto e preço. Aproveite também para colocar uma foto. Se quiser acrescentar outras informações, como descrição do item, categoria ou promoção, vá em Opcionais.
- Com tudo preenchido, clique em Adicionar produto. Repita esse processo com todas as suas mercadorias.
- Na aba Pedidos, não esqueça de ativar a opção Aceitar pedidos online. Só assim as pessoas vão poder comprar direto com você.
- Configure Status de Pedidos. Pode ser “Pendente”, “Confirmado”, “Saiu para entrega”... O que você quiser escrever para facilitar a comunicação com os consumidores.
- Configure também a parte de Entregas, Retirada e Taxa.
Receba e atenda pedidos pelo WhatsApp
- Para integrar os pedidos pelo WhatsApp no seu sistema de entrega, acesse o menu no canto superior esquerdo e vá em Catálogo Online.
- Em Redes sociais & Outros, informe o seu número de WhatsApp com código do país e de área. Vá em Salvar.
- Feito isso, o seu WhatsApp começará a ser exibido no seu catálogo junto a outras informações sobre o seu estabelecimento. Os produtos passarão a contar com uma etiqueta de Pedir por WhatsApp.
- Quando o cliente clicar nesse botão, você receberá direto no seu WhatsApp uma mensagem dele mais ou menos assim: “Olá, gostaria de pedir hambúrguer” com o link para o produto em questão.
Estabeleça sua comunicação com o cliente no WhatsApp Business
Agora, é só você configurar uma mensagem automática bem amigável para o seu cliente. Pode até incluir o link do catálogo ou cardápio para ele já ir dando uma olhada nos outros produtos que você vende.
Daqui para frente, o importante é ficar de olho nas mensagens que chegam ali. Caso você não consiga dar conta de todas na velocidade desejada, configure uma mensagem informando o tempo estimado de retorno.
Além disso, busque sempre ser educado, atencioso e simpático com a clientela. Seja claro ao responder dúvidas e aberto para receber críticas. Afinal, não tem como você melhorar o seu serviço ou produto se não ouvir quem compra com você, não é mesmo?
Preze por um bom atendimento via WhatsApp para que os consumidores sempre voltem ao seu estabelecimento.
Conclusão
Viu como fazer entregas com um sistema delivery via WhatsApp é mais fácil do que você imaginava?
Esse sistema traz diversos benefícios para o seu negócio e é uma ferramenta muito eficaz para aumentar as suas vendas e promover uma aproximação com os clientes.
E aí, o que você está esperando para começar a vender pelo WhatsApp?