A venda no fiado é uma estratégia que contribui para a fidelização do cliente. Comprar uma coisa hoje sabendo que ela poderá ser paga outro dia faz com que muitas pessoas retornem ao estabelecimento.
Mas, para que todo esse sistema de conveniência funcione, é preciso haver dois elementos fundamentais: controle e confiança. Se o comerciante se perder nesse acompanhamento, pode acabar tendo prejuízo.
Muitos lojistas se sentem inseguros para oferecer essa flexibilidade de pagamento ou não sabem como lidar com a situação de ter que cobrar o consumidor.
Por isso, listamos algumas dicas para você aprender a vender fiado com segurança e manter uma relação de proximidade com sua clientela.
Vender fiado: o que é isso?
Basicamente, algo é vendido no fiado quando o cliente leva o produto, mas paga por ele em outro momento. Trata-se de uma via de mão dupla. Para que isso funcione, o comerciante precisa confiar no consumidor e este deve honrar os pagamentos.
Por que vender fiado?
Essa modalidade de pagamento é uma maneira de oferecer conforto e conveniência ao cliente. Muitas vezes, é graças a ela que o lojista evita a perda de uma venda. Afinal, se você não disponibiliza esse recurso, a pessoa acaba comprando em outro lugar que o faça.
Por um lado, pode ser um tanto complicado para o comerciante desenvolver uma relação de confiança com alguém que ele não conhece. Por outro, pode ser a chegada de um cliente fiel, tornando-se, quem sabe, até um porta-voz da sua marca.
Vantagens em vender no fiado
Veja os benefícios de trabalhar com essa modalidade no seu estabelecimento:
Pagamento facilitado
Aos olhos dos clientes, a venda no fiado representa uma flexibilidade enorme de pagamento. A pessoa chega para comprar e não precisa pensar em como vai pagar, que cartão vai utilizar ou quanto dinheiro tem disponível.
Ela consegue retirar a mercadoria na hora que deseja e se organizar melhor para pagar em outro momento, com mais calma e tranquilidade. Ou seja, você acaba ajudando até no planejamento financeiro do consumidor.
Diferencial
A partir do momento que você começa a vender fiado, seus clientes percebem que sua loja oferece um serviço diferenciado. Demonstra que você confia nas pessoas para as quais vende e está disposto a buscar novas formas de facilitar o processo de compra e oferecer mais conveniência a elas.
Proximidade com cliente
Sabendo que você confia nele, o consumidor se sente mais estimulado a voltar ao seu estabelecimento, tirar dúvidas sobre produtos e até fazer sugestões para melhorar ainda mais a sua atuação no mercado. Com os dois lados se ajudando, os envolvidos só têm a ganhar.
Fidelização
Quem é bem atendido, volta. Por isso, a venda no fiado é um ótimo recurso para ampliar a retenção e fidelização dos seus clientes.
Se você ainda tem uma certa insegurança para vender fiado a quem não conhece, já parou para pensar em oferecer isso apenas para quem já compra com você há um tempo? Falaremos a respeito mais adiante.
Mais vendas
Um cliente fidelizado não apenas retorna à sua loja com frequência como também fala bem dela por aí. As indicações via propaganda boca a boca podem resultar em um aumento nas vendas e na base de consumidores.
Desvantagens da venda no fiado
Como tudo na vida tem um lado negativo, essa modalidade de pagamento também conta com alguns aspectos que precisam ser levados em consideração quando se pensa em adotá-la.
Risco de calote
Na venda no fiado, o que vale é a palavra do consumidor. É a sua única garantia de pagamento. Se ele não honrá-la, você perde – e não apenas o dinheiro.
Prejuízo triplo
Se o consumidor não paga, você perde o dinheiro que ganharia com a transação, o produto em si e, de certa forma, o próprio cliente.
Ele pode até voltar à sua loja para comprar, mas você talvez não sinta mais confiança em oferecer o recurso do fiado a ele. Neste caso, o consumidor pode se sentir ofendido e aí sim não retornar mais.
Desorganização financeira
Sem receber pelas mercadorias vendidas, pode ficar complicado para você arcar com todas as despesas da empresa. Afinal, você contava com aquilo.
Por essa razão, é preciso estar com todas as finanças organizadas de forma que não seja tão urgente ter que receber por determinadas vendas. Oferecer fiado com um caixa no limite tem grandes chances de desregular o negócio como um todo.
Cobrança
Aqui está um ponto polêmico. Se o cliente comprou e não pagou, você precisa cobrá-lo. E isso é um grande desafio para diversos comerciantes. É preciso muito cuidado na forma de abordar o consumidor para não causar inconvenientes e perdê-lo para sempre.
Como vender fiado e conseguir receber?
Lidar com essa forma de venda sem ter prejuízos exige organização e estratégia. Você não quer correr o risco de perder dinheiro ou o cliente. Confira abaixo dicas de como vender no fiado com segurança e conseguir receber por isso.
1 - Escolha para quem você vende fiado
Essa talvez seja a dica mais importante. É complicado vender fiado para todo mundo logo de cara, principalmente para pessoas que você não conhece. Então, o ideal é selecionar os clientes nos quais você mais confia.
Uma maneira de fazer isso é se basear no tempo que as pessoas compram com você. Mas lembre-se de que é apenas um jeito de tentar conter prejuízos. Ninguém garante que um cliente antigo vá honrar o compromisso.
2 - Organize os clientes no fiado
Não se perca! Faça um cadastro dos clientes que compram no fiado com você e registre informações como dados pessoais (nome completo e CPF, por exemplo) e de contato (celular e e-mail). Assim, você consegue manter um controle de quem te deve.
3 - Digitalize o processo
Quando falamos em fazer o controle desses consumidores, você talvez tenha pensado naquelas cadernetas de fiado, certo? Saiba que, apesar de comuns, elas não são muito práticas para o registro ou para encontrar um dado específico.
A melhor solução é usar a tecnologia. Há diversos softwares e aplicativos de venda no mercado desenvolvidos para auxiliar os comerciantes nessa organização.
4 - Estabeleça um prazo de pagamento
Conhece aquela expressão “devo, não nego, pago quando puder”? Você não pode vender fiado e esperar receber algum dia aí.
Determine um prazo para o pagamento e entre em contato dias antes para lembrar o cliente de que o prazo está chegando. Aqui, não é uma cobrança, e sim apenas um lembrete.
5 - Coloque limites
Uma boa dica para evitar o risco de calote é estabelecer medidas para limitar a ação das pessoas. Por exemplo, determinar um valor máximo para compras no fiado.
Outra saída é exigir o pagamento de um sinal, uma parte do valor do produto antes do pagamento total. Mas apesar de representar uma forma de garantia, nada impede a pessoa de dar o sinal e não pagar o restante.
6 - Seja claro nas informações
Não adianta reclamar se você não explicou corretamente. Busque deixar todas as informações sobre o fiado bem claras ao consumidor e destaque pontos como prazo de pagamento e possíveis penalidades. Tenha certeza de que a pessoa entendeu tudo certinho e se há dúvidas.
7 - Ofereça descontos
Estimule os clientes a pagarem dentro do prazo oferecendo descontos no valor da mercadoria. Não precisa ser algo muito expressivo. Apenas sinalize que honrar os vencimentos tem suas vantagens.
Com o Kyte, você vende no fiado com segurança e controle. Flexibilize a forma de pagamento e inove seu negócio.
Comece agora mesmo!8 - Muito cuidado ao cobrar
É complicado, mas chega uma hora que você precisa ligar para o cliente e cobrar pela dívida não paga. Tenha muito cuidado na forma de abordar a pessoa e na escolha das palavras. Afinal, você não quer ofendê-la ou causar qualquer tipo de constrangimento.
9 - Controle o fiado e os débitos
Como dissemos no início, controle é essencial para vender no fiado com sucesso. Organize e registre todas as vendas realizadas desta forma e todos os pagamentos feitos. Só assim você consegue oferecer esse benefício aos clientes sem desandar com o caixa da sua empresa.
Como fazer controle de fiado?
Uma das maneiras de controlar as vendas no fiado do seu negócio é utilizando o Kyte. Com este app de PDV, você dá adeus às planilhas e ao caderninho e gerencia tudo usando apenas o celular, tablet ou computador.
Ele também conta com recursos como gerenciamento de pedidos, recibos personalizados, cardápio digital, catálogo online, ponto de vendas (PDV) completo e muito mais.
Veja como fazer controle de fiado com o Kyte:
Configure o recurso
- Baixe o Kyte e crie uma conta.
- Acesse o menu no canto superior esquerdo e vá em Configurações. Clique em Geral.
- Ative a opção Permitir vendas fiado.
Ative o recurso para cada cliente
- Acesse o menu no canto superior esquerdo e vá em Clientes.
- Selecione o consumidor desejado e ative a opção Permitir fiado. Clique em Salvar. Você pode desativar a qualquer momento.
- Quando você receber um pedido e confirmá-lo, na tela de Pagamento haverá a opção Venda Fiado, se esta estiver ativada.
- Ao clicar nela, vai aparecer o nome do cliente e o valor que está pendurado.
- Para confirmar a transação, basta clicar em Receber depois.
Dê baixa nos débitos e atualize o saldo
- Quando o cliente pagar o que deve, acesse o menu no canto superior esquerdo e vá em Clientes.
- Selecione o consumidor em questão e vá na aba Conta.
- Clique em Pagar débito e indique o valor que será pago. Vá em Avançar.
- Escolha a forma de pagamento, confira os valores e clique em Pagar débito.
Conclusão: vender no fiado vale a pena?
Se você souber administrar essa modalidade de pagamento e se organizar, sim, vale a pena.
O fiado é uma excelente ferramenta para fidelizar os clientes e oferecer um serviço personalizado. Seguindo as dicas que demos aqui, com certeza seu negócio será um sucesso.
Agora é com você. Que tal baixar hoje mesmo um app para te ajudar nessa missão? Já pensou em dar uma chance ao Kyte?