Como vender pela internet: guia completo

Vender na internet é uma modalidade de negócio promissora, desde que você siga algumas dicas importantes e esteja aberto a se adaptar
Publicado: 
20/10/2022
|
Atualizado:
15/9/2023
Tempo de leitura:
20 minutos

Saber como vender pela internet é fundamental para qualquer pessoa que tenha um negócio hoje em dia. Manter uma loja física ainda é importante, mas não se pode depender apenas dela para crescer.

Ao trabalhar com vendas online, você amplia o alcance da sua marca e as chances de lucro, já que consegue atingir mais pessoas.

Além disso, comparado aos custos para se manter uma unidade física, ter uma loja online pode ser muito mais barato e trazer ainda mais vantagens.

A concorrência é grande – e disso você já sabe –, mas é possível ter sucesso na área se você souber o que fazer e usar as ferramentas certas a seu favor.

O importante aqui não é somente se lançar em dezenas de canais de venda com a mesma estratégia e esperar um resultado fantástico.

Um verdadeiro profissional de vendas pela internet sabe que é preciso escolher os ambientes que mais fazem sentido para o seu negócio, de acordo com o nicho de atuação e público-alvo.

Confira as vantagens e o passo a passo de como vender pela internet, e veja como levar a sua marca para outro patamar.

O que são vendas online?

Vendas online são a modalidade de comércio realizada pela internet. Ou seja, sem qualquer contato físico entre comerciante e cliente.

Neste caso, o consumidor tem grande autonomia e liberdade para navegar pelo canal de venda, buscar itens específicos, analisar os produtos, colocar no carrinho e finalizar a compra. Tudo sem depender de qualquer vendedor.

Diante disso, vender na internet é uma oportunidade formidável de iniciar e desenvolver o seu negócio de qualquer lugar e sem grandes investimentos. 

Quais as vantagens de vender pela internet?

Após vender pela internet, homem embala produtos para entregar a cliente

Estar inserido em um ambiente onde há potenciais compradores a todo instante é um prato cheio para suas vendas. 

Contudo, para ser um empreendedor ou empreendedora de sucesso no universo digital, é preciso planejamento e dedicação.

A primeira coisa que você precisa entender é a dimensão e a importância do comércio digital. Por isso, confira abaixo as vantagens de vender pela internet.

1) Consolidação do mercado

Falar que vender na internet é uma tendência é muito batido. Essa modalidade já vem ganhando força há alguns anos e se popularizou ainda mais com a pandemia de Covid-19 em 2020.

De acordo com o relatório Digital 2021 da DataReportal, empresa que produz relatórios sobre dados do universo digital, 75% da população brasileira está conectada à internet

O dispositivo mais usado para acessar à internet atualmente é o celular, seguido pela televisão e o computador.

Somente em 2021, 46% dos brasileiros compraram produtos e serviços pela internet, segundo pesquisa. E entre aqueles com 16 a 64 anos, 91,4% fizeram buscas online sobre um produto antes de comprar. 

Realmente, vender pela internet se tornou mais do que apenas uma tendência.

2) Maior alcance de clientes em potencial

Diferentemente de um estabelecimento físico, a internet não tem fronteiras. Então, imagine só ter o seu negócio inserido neste meio e ver pessoas de todos os cantos do Brasil, ou até do mundo, comprando suas mercadorias. 

Com uma boa estratégia de vendas, você pode conquistar e fidelizar um vasto público. 

Promover o seu negócio bem como vender pela internet são manobras essenciais para qualquer comerciante que deseja expandir a área de atuação e atrair novos clientes em potencial.

3) Custos menores

Com uma loja virtual você não precisa se preocupar com aluguel do espaço físico, IPTU, contas de água e luz, disponibilidade de estacionamento, endereço estratégico, dentre outros pontos.

Você precisa investir apenas em: 

  • aquisição de mercadorias ou matérias-primas; 
  • logística de entrega dos produtos; 
  • manutenção do site e/ou perfis nas redes sociais;  
  • campanhas e ações de marketing para promover sua marca na internet.

4) Flexibilidade

Esqueça aquela história de horário comercial. Vender pela internet permite que você mantenha sua loja aberta e receba pedidos online 24 horas por dia.

Você trabalha nos horários e no ritmo que preferir, sem precisar ficar preso a uma mesa o dia todo.

Até porque existem sistemas, como o Kyte, que permitem gerenciar o seu negócio de qualquer lugar, seja usando um computador, tablet ou smartphone.

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O Kyte é a solução que você procura para vender na internet, em loja física, nas redes sociais e onde quiser. Transforme seu negócio hoje!

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Como vender pela internet e o que é preciso?

Apesar de parecer simples e ter diversas facilidades, vender produtos pela internet requer alguns cuidados para que o negócio dê certo e resulte em lucro.

Se você não sabe por onde começar, confira abaixo algumas dicas importantes que vão te ajudar a ser mais assertivo e a se tornar um especialista na arte de vender na internet.

Faça um planejamento

Para quem deseja aprender como vender pela internet, é preciso, antes de mais nada, planejamento.

Tenha em mente as metas que você quer atingir no curto, médio e longo prazo. Isso é essencial para lidar com o seu dinheiro de maneira saudável.

Além disso, defina exatamente os tipos de produtos que você quer vender.

A decisão não é fácil. Há inúmeras possibilidades de mercadorias que você pode comercializar, desde marmitas por delivery até itens de sex shop.

Para facilitar sua escolha:

  • procure algo com que realmente goste de trabalhar ou tenha interesse; 
  • faça uma pesquisa detalhada sobre esse produto;
  • entenda a presença dele no mercado;
  • aprenda formas de reinventá-lo, zelando pela relevância a longo prazo. 

Caso trabalhe com revenda, liste os possíveis fornecedores. Se for lidar com fabricação própria, atente-se para a necessidade de um espaço físico para produção e armazenamento do estoque.

Conheça o seu público

Com o produto a ser vendido definido, fica mais fácil entender qual o público que se interessaria mais em comprá-lo.

Procure imaginar o perfil de consumidor mais provável de consumir as mercadorias ou serviços que você pretende comercializar.

Para isso, tenha em mente os seguintes aspectos:

  • idade;
  • gênero;
  • interesses;
  • poder aquisitivo;
  • localização;
  • hábitos de consumo.

A popularidade dos produtos varia bastante de acordo com cada grupo. Então, levando em consideração os tópicos acima, é possível focar em estratégias específicas para atrair consumidores com mais chances de concluir a compra.

Aliás, não se esqueça de determinar o raio de entrega. As vendas serão direcionadas apenas para pessoas do seu bairro ou você pretende expandir para outras cidades ou estados?

Somente com as respostas para essas perguntas é possível estruturar o processo de logística da sua loja online.

Escolha as formas de pagamento

Você vai trabalhar só com cartão de crédito ou também vai aceitar carteiras digitais, Pix e links de pagamento

Todos esses meios de pagamento online têm suas vantagens e desvantagens. Pesquise calma cada um e avalie qual a melhor opção para o seu negócio.

Determine como serão as entregas

A logística de entrega é um aspecto fundamental e deve ser cuidadosamente pensado antes de iniciar as vendas online. 

Existem dois modelos de entrega com baixo custo que podem auxiliar: logística própria e logística parcialmente terceirizada.  

Logística própria

‍Neste caso, sua empresa precisa ter estrutura própria para entrega, já que será responsável por estocar o produto, embalar, calcular a taxa de entrega e entregar. Você precisa pensar na quantidade de funcionários necessários e no tipo de transporte que vai utilizar. 

Logística parcialmente terceirizada

Aqui, você contrata uma empresa para cuidar de parte do processo de entrega. As opções mais comuns são os Correios e plataformas como Loggi, Lalamove e Rappi.

Para quem está começando um negócio e aprendendo como vender pela internet, os Correios são a melhor escolha pois oferecem um serviço exclusivo para varejistas virtuais

Mesmo assim, é importante conhecer os valores, que variam conforme a localização.

Pense na gestão de estoque

Comerciante registra quantidade de produtos no estoque para vender pela internet

Para conseguir ter sucesso com comércio eletrônico é necessário ter a certeza de que terá aquela quantidade de produtos disponível para pronta entrega

Se você trabalha com fabricação própria, precisa ter em mente o tempo certinho que leva para produzir a mercadoria e informar o prazo ideal de entrega.

Mas seja trabalhando com revenda ou com manufatura, pensar em como você vai controlar o seu estoque é um passo muito importante para que a venda de produtos pela internet dê certo.

Você pode definir se vai receber os pedidos e, quando atingir uma quantidade específica, fazer a solicitação para o fornecedor, ou ainda manter um estoque do produto e repor conforme necessidade.

Depois disso, monte uma planilha para controle de venda e registre, por exemplo: 

  • entradas;
  • saídas;
  • descrição da mercadoria; 
  • quantidade à disposição;
  • valor de compra;
  • preço oferecido.

Analise a concorrência

Mais cedo ou mais tarde você vai precisar pensar na precificação dos produtos da sua loja. E você não vai saber por onde começar se não pesquisar a concorrência.

Para obter uma análise precisa, separe quais informações você quer encontrar. Com isso em mente, crie um questionário contendo os principais pontos que deseja analisar.

Por exemplo, se seu objetivo é saber quais os diferenciais que os clientes veem no concorrente, suas perguntas podem ser:

  1. Qual é o preço oferecido? 
  2. Quais são os canais de venda? 
  3. Qual o diferencial dos produtos? 
  4. Como é o atendimento da empresa?
  5. O que os clientes falam sobre ela?

Para obter esses dados, você pode realizar pesquisas na internet e nas redes sociais, perguntar aos consumidores ou observar as atividades da empresa. 

Com essas informações, você evita cobrar um valor muito acima ou muito abaixo do que é praticado no mercado.

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Cobre um preço que esteja alinhado aos seus objetivos de negócio e fature muito mais!

Tenha um ponto de vendas 

Você deve estar pensando “ué, mas o negócio aqui não era vender na internet?” Sim, é isso mesmo. 

Fato é que, para conseguir administrar todas as tarefas do seu negócio, você precisa de uma ferramenta capaz de processar e armazenar todas as informações necessárias.

Se você não sabe o que é PDV, eu explico. Ponto de vendas (PDV) é uma plataforma online ou física que ajuda com isso e muito mais. 

Ele auxilia a organizar as suas vendas, controlar o seu estoque e acompanhar de perto as finanças da sua loja.

Na verdade, nem todos os PDVs são completos assim – geralmente são apenas um ambiente de vendas. Mas o sistema de vendas e gestão Kyte é tudo isso e mais um pouco.

Com ele, você gerencia seu negócio de maneira mais rápida e eficiente usando o Kyte Web e ainda oferece um aplicativo exclusivo da sua marca para os seus clientes baixarem e fazerem pedidos direto para sua loja.

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Trabalhe a sua marca

Organize todos os detalhes para apresentar sua marca aos consumidores e divulgá-la da melhor forma. 

1) Pense em um nome de destaque

A partir do nicho que escolheu para trabalhar, busque algumas referências de nome. Inspire-se nos que são marcantes e de fácil memorização

Depois, é só escolher qual melhor se enquadra no seu negócio e verificar se ele está disponível para domínio e registro da marca. Para isso, basta fazer uma consulta no site Registro.br

2) Crie um catálogo online

O catálogo online é uma maneira moderna e prática de apresentar seus produtos aos consumidores. Seja criativo e pense sempre na experiência do cliente ao navegar. Você pode integrá-lo ao seu site, marketplaces ou redes sociais

Vale lembrar que o Kyte é um sistema de vendas e gestão a partir do qual você tem um catálogo online que funciona como o site da sua loja.

3) Divulgue seus produtos

Fazer a divulgação dos seus produtos para vender pela internet é a parte mais fácil.

Use e abuse das redes sociais: faça stories no Instagram, sorteios, entre em grupos de vendas, publique enquetes para conhecer melhor o seu público e interaja sempre que possível. 

Marque presença nas redes e mostre ao cliente o verdadeiro valor da sua marca.

Dedique-se aos clientes

Depois que você tiver organizado tudo e começar os trabalhos, dedique-se ao máximo para ter clientes satisfeitos. 

Para isso, faça pesquisas de satisfação, entenda aquilo que as pessoas mais desejam e veja como melhorar a sua atuação.

Lembre-se também de manter uma comunicação clara e agradável com os consumidores. Assim, você aprende como fidelizar clientes e transformá-los em porta-vozes da sua loja. 

Quais canais usar para vender online?

Comerciante monitora dados de vendas online

A internet oferece diversas maneiras de empreender. Cada plataforma atrai um público diferente e tem uma proposta específica

Por isso, é importante pesquisar bastante e analisar as vantagens de cada uma.

Aqui vão alguns tipos de plataformas para quem busca aprender como vender pela internet ou quem quer aprimorar o negócio que já tem.

Site próprio

Se você procura um espaço para vender online onde os consumidores possam navegar, visualizar todas as suas mercadorias e fazer pedidos, criar um site personalizado para a sua loja online é uma opção interessante.

Está em dúvida sobre o verdadeiro potencial deste canal? Então saiba que, somente no 1º semestre de 2021, as vendas online no Brasil bateram recorde e registraram uma alta de 31% em comparação ao mesmo período do ano anterior. 

Marketplaces

Vender na internet via marketplaces (shoppings virtuais) é considerado excelente pois eles costumam receber um fluxo grande de visitantes. Logo, a probabilidade do seu produto ser visto é maior.

Alguns exemplos de marketplaces muito populares são Mercado Livre, AliExpress, Submarino e Shopee. No entanto, eles cobram tarifas específicas, então fique de olho para não investir em algo que está além do seu orçamento.

O Facebook e o Instagram têm os seus próprios marketplaces – com mais facilidade e menos custos para anunciar.

Redes sociais

Além do grande potencial de impactar muitas pessoas de uma vez, vender pela internet via redes sociais pode ser um ótimo mecanismo para alavancar seu negócio

Ao anunciar no Facebook e Instagram, por exemplo, você atrai a atenção de potenciais clientes, ao apresentar a eles toda a sua vitrine virtual, e tem a chance de aumentar os seus pedidos

O mais legal mesmo é integrar a sua loja online com Instagram, Facebook, WhatsApp e até TikTok. Sim, tudo isso é possível

O que vender pela internet?

Analisar os produtos mais vendidos na internet é uma excelente estratégia para quem quer começar um negócio online ou diversificar a loja que já tem, trabalhando com artigos de outros segmentos.

Segundo o MCC-ENET, indicador que mostra dados sobre o varejo online brasileiro, os produtos mais vendidos na internet de forma geral são:

  • notebooks, smartphones e materiais para escritório;
  • móveis e eletrodomésticos;
  • roupas e calçados;
  • remédios, perfumes e cosméticos;
  • artigos de uso pessoal e doméstico em geral;
  • alimentos, bebidas e cigarro;
  • livros, jornais, revistas e itens de papelaria.

A escolha do nicho de atuação é muito importante diante de tanta concorrência que existe no comércio online. 

Por isso, é necessário conhecer as categorias dos produtos mais vendidos na internet para decidir em qual você vai apostar no seu negócio.

Confira mais detalhes sobre as vertentes mais comercializadas e os itens que fazem mais sucesso no mundo virtual para você conseguir determinar o que vender na internet.

Roupas e vestuário

Para vender roupas, é preciso levar em consideração qual ramo você vai investir, como moda masculina, feminina, infantil, acessórios ou calçados.

Seja qual for a sua escolha, invista em fotos de qualidade para apresentar as peças e trabalhe nas descrições de cada uma. Citar informações como o tamanho, as texturas e o tipo de material auxilia na decisão de compra.

Eletrônicos

Celular, computador, relógio inteligente, videogame, câmera e acessórios como capinhas, luminárias (as famosas ring lights), fones de ouvido… 

Os eletrônicos não podem ficar de fora do comércio virtual. Afinal, trata-se de um ramo que sobrevive através deles. 

Eles são um caminho de investimento com alto potencial de venda. No entanto, é muito importante ficar de olho no preço dos produtos e verificar se você tem condições de atuar nesse segmento.

Cosméticos

Outra categoria que sempre esteve em alta é a de artigos de perfumaria e beleza, ou seja, cremes, perfumes, maquiagens e todos os itens que fazem parte do universo do skincare, que significa “cuidados com a pele”.

Para se ter uma noção do tamanho do nicho, o Brasil ocupava o quarto lugar na lista de países com maior mercado de beleza e cuidados pessoais do mundo em 2018, segundo a revista Forbes.

Várias marcas apostam nessa tendência de produtos de tratamento. Se essa é a sua vontade, encontre os melhores fornecedores do mercado e se planeje.

Moda pet

Muitas pessoas consideram os animais de estimação como parte da família. E esse é um dos motivos para o aumento nas vendas de produtos pet, como roupinhas, comidas, acessórios e brinquedos.

Se você ainda tem dúvidas sobre o segmento, saiba que o Brasil é o segundo maior mercado de produtos para pets em todo o mundo, com 6,4% de participação global. O país só perde para os Estados Unidos, que dominam 50% do setor.

Artigos para casa

Trabalhar com a venda de artigos como mesas, escrivaninhas e cadeiras de escritório pode ser difícil para você. Contudo, apostar em itens menores, como apoio de notebook, luminárias e artigos de decoração é uma saída viável.

Se você fizer uma busca na internet, vai encontrar diversas ideias criativas, principalmente atreladas à personalização de objetos, setor em alta no momento.

canecas, quadrinhos, tapetes e uma infinidade de peças decorativas com as quais você pode trabalhar. 

Conclusão

Saber como vender pela internet, assim como em qualquer outro ambiente, é desafiador. 

Contudo, adquirir cada vez mais conhecimento e se arriscar em algumas estratégias é fundamental para você conseguir atingir os seus objetivos.

Leia bastante, veja vídeos, acompanhe outros empreendedores e empreendedoras e converse com eles. Afinal, trocar experiências é sempre enriquecedor para qualquer negócio. Boa sorte!

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