Como vender pelo WhatsApp: guia completo

Usar o WhatsApp como ferramenta de vendas e atendimento é uma ótima técnica para otimizar o seu tempo e facilitar a interação com os clientes
Publicado: 
24/6/2022
|
Atualizado:
15/9/2023
Tempo de leitura:
13 minutos

Saber como vender pelo WhatsApp é uma enorme vantagem para os comerciantes, já que é uma das redes sociais mais populares no mundo digital.

Hoje em dia é muito difícil encontrar alguém que não usa ou não possui WhatsApp, né? Ele está entre as melhores redes sociais para vender e pode ser utilizado tanto como um canal de vendas quanto de atendimento

Então, confira como vender pelo WhatsApp e lucrar ainda mais com a plataforma. 

Quais as vantagens de vender pelo WhatsApp?

Vender pelo WhatsApp garante uma proximidade maior com os seus clientes e passa uma imagem mais profissional da sua empresa. 

Isso porque as pessoas possuem um contato mais direto com você, seja para comprar, tirar dúvidas ou simplesmente ter a certeza de que seu negócio é para valer.

De acordo com uma pesquisa sobre tendências digitais feita pela Comscore, empresa que faz análises sobre internet, o WhatsApp foi a rede social na qual os brasileiros passaram mais tempo em 2021 – cerca de 2 horas por dia.

O aplicativo é muito popular e presente na rotina das pessoas, então é uma excelente oportunidade para implementar a ferramenta no seu negócio. 

Além de ser gratuito e bem simples de mexer, ele possui uma versão empresarial com recursos especiais para ajudar os comerciantes nas vendas do dia a dia.

O que mais vende no WhatsApp?

O WhatsApp é muito versátil quando se trata de ramos comerciais. Afinal, não é uma rede social que expõe produtos de diferentes lojas numa vitrine virtual, como o Instagram ou o Facebook.

É possível exibir um catálogo em um perfil comercial do WhatsApp, mas é diferente dos marketplaces e lojas das demais redes sociais.

As mercadorias só aparecem para os usuários quando eles clicam no perfil da empresa através de um link do WhatsApp ou da agenda do próprio celular (caso o número esteja listado nela). 

Sendo assim, é possível vender qualquer item ou serviço da sua loja no aplicativo. Confira algumas ideias abaixo do que você pode vender no WhatsApp:

  • roupas, acessórios e sapatos;
  • comidas e bebidas;
  • itens de beleza;
  • eletrônicos, principalmente celulares;
  • objetos de decoração.

Como vender pelo WhatsApp: 16 passos para lucrar!

como vender pelo WhatsApp

O WhatsApp é a rede social que as pessoas mais usam para se comunicar e onde passam mais tempo. Então, veja a seguir 16 passos de como vender pelo WhatsApp e aproveite para conquistar ainda mais clientes!

1) Separe um número apenas para sua empresa

Ter um número exclusivo da sua empresa é muito importante para garantir a sua segurança, já que ele será divulgado nas redes sociais e muitas pessoas terão acesso.

Além disso, você não corre o risco de misturar os assuntos pessoais e profissionais e ainda consegue estabelecer um horário específico para atender os consumidores.

Portanto, providencie um número próprio para o seu negócio e separe momentos do dia para focar no atendimento por ele. 

Caso seja possível e viável financeiramente, tenha dois celulares para administrar melhor a comunicação do seu negócio ou verifique se o seu aparelho pessoal possui entrada para dois chips.

2) Use o WhatsApp Business

A conta comercial do aplicativo é chamada de WhatsApp Business e possui diversos recursos que facilitam a organização e o atendimento para os lojistas.

Assim como um perfil comercial no Instagram ou no Facebook, ele permite que você se conecte melhor com os consumidores e verifique métricas essenciais para traçar novas estratégias no seu negócio.

Com a versão empresarial do WhatsApp, é possível:

  • responder perguntas de compradores em potencial ou clientes rapidamente;
  • enviar informações importantes, como mudanças na loja ou promoções relâmpago;
  • criar e gerenciar um catálogo para exibir seus produtos e serviços;
  • configurar respostas automáticas;
  • criar um perfil comercial com todas as informações essenciais sobre o seu negócio;
  • saber a quantidade de mensagens que foram enviadas, entregues e lidas no app;
  • criar etiquetas para organizar os contatos dos seus clientes e localizá-los de forma mais rápida e fácil.
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3) Crie um catálogo no WhatsApp

Criar e gerenciar um catálogo no WhatsApp é uma maneira excelente de exibir os seus produtos e serviços no aplicativo e encurtar o caminho do consumidor até a finalização da compra.

Com essa ferramenta, você pode cadastrar até 500 itens e inserir até 10 fotos de cada mercadoria. Além disso, cada peça pode ter um título exclusivo, preço e descrição.

Crie seu próprio catálogo online no WhatsApp e compartilhe o link dele nas suas redes sociais para começar a realizar vendas direto pelo app.

4) Teste o WhatsApp Web

A versão para computador da plataforma, o WhatsApp Web, pode ser uma alternativa para você que utiliza mais PC do que celular no seu trabalho

Teste essa modalidade ou, se preferir, baixe o aplicativo direto no computador. Veja com qual modelo você se adequa melhor.

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5) Divulgue o seu número de telefone

Para aumentar as suas vendas no WhatsApp, não adianta se limitar apenas aos consumidores cujos números você já tem ou que já te conhecem. É necessário expandir

Por isso, coloque o seu contato nas outras redes sociais e divulgue-o sempre que alguém mandar mensagens por lá. 

6) Organize a sua agenda de contatos

Adicione os clientes que mandarem mensagem para você e organize a sua agenda para conseguir manter o contato com todos eles. 

Manter um cadastro de clientes é muito importante para saber com quem você está falando e visualizar o histórico de compras da pessoa na sua loja.

Não se esqueça de pedir autorização às pessoas para enviar mensagens sobre o seu negócio, já que nem todo mundo gosta de receber informações após tirar dúvidas ou efetuar uma compra.

Por isso, pergunte antes para não correr o risco de afastar os compradores.

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7) Automatize algumas mensagens

Personalizar as mensagens e enviar para cada um dos seus contatos exige muito tempo do seu trabalho. 

Pensando nisso, foram criadas as listas de transmissão. Você seleciona os números das pessoas, clica em Nova transmissão e envia uma mensagem como se fosse para um grupo no WhatsApp. 

Porém, cada uma delas vai receber uma mensagem individual, como se você tivesse aberto uma conversa apenas com ela. Assim, você economiza tempo e atinge um maior número de clientes.

Fique atento para não usar a lista de transmissão em todas as ocasiões. Prefira utilizá-la apenas em ocasiões como lançamentos de produtos, datas comemorativas, promoções com data limite e mudanças importantes no seu ponto de vendas.

8) Explore o status do WhatsApp

como funciona a venda no WhatsApp

Utilize o status do WhatsApp (recurso equivalente aos Stories do Instagram) para divulgar as novidades da sua empresa e ficar ainda mais próximo dos consumidores, seja por meio de fotos, vídeos ou templates de stories.

Aproveite para abusar do senso de urgência e aguçar a curiosidade das pessoas, já que esse tipo de conteúdo desaparece depois de 24h e não fica salvo no aplicativo.

9) Transforme o WhatsApp no seu principal canal de atendimento

Além de vender pelo WhatsApp, você também pode prestar um atendimento personalizado aos consumidores. Ofereça suporte a eles, tire as dúvidas e peça feedbacks do seu trabalho.

Reserve um tempo para atender as pessoas nesse canal e eleve o seu atendimento a outro nível.

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10) Envie mensagens relevantes

Evite poluir as conversas com spam. Ou seja, não mande mensagens irrelevantes nos chats e nem confunda o profissional com o pessoal. 

Claro, a proximidade com os compradores é importante para os negócios, mas existem limites. Procure enviar apenas informações sobre a sua empresa. 

E cuidado para não enviar propagandas dos seus produtos em excesso. Intercale com recados e dicas úteis sobre como usar e/ou cuidar das suas mercadorias ou como pedir algo no seu cardápio digital, por exemplo.

11) Seja breve e objetivo

Fale com os clientes de maneira clara e objetiva, sem utilizar frases ambíguas, que podem ter mais de um sentido.

Busque escrever e abordar assuntos com uma linguagem mais adequada para o seu ramo de atuação e o seu público, analisando o melhor jeito de se comunicar.

12) Experimente outros formatos de mensagens

As mensagens automáticas e prontas nem sempre chamam a atenção das pessoas. Por isso, o WhatsApp permite que você explore e teste diversos recursos para descobrir os que mais funcionam com o seu negócio. 

Teste enviar outros tipos de mídia, como fotos, vídeos e áudios sobre as suas mercadorias. Entretanto, certifique-se de que eles sejam breves.

13) Programe os conteúdos

Mandar várias mensagens ao longo do dia para os compradores não traz tantos resultados quanto você espera. Por outro lado, ficar muito tempo sem mandar notícias é perigoso, pois a sua empresa pode cair no esquecimento.

A maneira mais eficiente de contornar essas situações é separar um tempo para elaborar as melhores mensagens e preparar um calendário de conteúdo

Desta forma, você não repete as mensagens e envia apenas informações úteis para os seus clientes.

14) Ative o WhatsApp Pay

venda no WhatsApp com WhatsApp Pay

A ferramenta de pagamentos no WhatsApp, o WhatsApp Pay, oferece mais comodidade e facilidade para vender e receber dinheiro direto pelo aplicativo, seja de uma compra ou por cobrar um cliente.

Para utilizá-la, basta cadastrar um cartão de débito emitido por um dos bancos participantes e que pertence às bandeiras Mastercard ou Visa, e ter um número de telefone cadastrado no país. 

Porém, como forma de limitar as transações e proteger os usuários, no momento, só é possível enviar até R$ 1 mil e receber até 20 transferências por dia, que somadas devem resultar em R$ 5 mil por mês. 

Todas as transações realizadas são protegidas por biometria e PIN – senha composta por pelo menos quatro dígitos. Os dados do cartão também são preservados com criptografia.

Caso queira ativar no seu WhatsApp, é preciso configurar o Facebook Pay. Pesquise mais sobre o assunto, converse com pessoas que já possuem o recurso no aplicativo e veja se é viável para você receber pagamentos online assim.

Lembre-se de manter um controle de pagamentos para vender nesta modalidade e não sair no prejuízo.

15) Obtenha o celular dos clientes por meio de recompensas

Já que enviar conteúdo no WhatsApp sem a autorização da pessoa é considerada uma tática invasiva, uma boa saída é oferecer a ela algo em troca do número.

Muitas empresas investem em conteúdos especiais sobre um determinado assunto, como ebooks e planilhas, para fisgar o cliente. Talvez você ainda não tenha recursos para produzir materiais como esses. Mas não tem problema.

Neste caso, investir em cupons de desconto é uma ótima opção. Se a pessoa gostar da promoção ou dos produtos da loja, estará disposta a fornecer o número de telefone em troca do presente.

16) Tenha seu próprio sistema de delivery no WhatsApp

Você sabia que é possível ter um sistema delivery via WhatsApp? Basicamente, os compradores fazem o pedido diretamente pelo app e a loja mantém a comunicação do processo de entrega por lá. 

Esse recurso agiliza o atendimento e centraliza todas as informações da compra em um único lugar. Uma das maneiras de implementar o sistema de delivery no seu WhatsApp é utilizando o sistema Kyte.

Com ele, você consegue dar conta de todo esse processo, se conectar com os seus clientes rapidamente, e acompanhar todas as etapas do processo, desde a confirmação do recebimento do pedido até a saída para entrega.

O Kyte também disponibiliza vários recursos para gerenciar e aumentar as suas vendas, como recibos personalizados, cardápio digital, controle de fiado e ponto de vendas completo. Se você tem dúvida sobre ele, descubra agora mesmo se o Kyte vale a pena.

Conclusão

Viu como vender pelo WhatsApp é mais fácil do que você imaginava? Agora é hora de inserir essa estratégia no seu negócio e colher os frutos da junção das vendas e do atendimento otimizado.

Aproveite para conhecer a história do Rogério, dono da Você Bonitta Calçados, que fatura R$ 3 mil por mês vendendo no WhatsApp. Inspire-se e mãos à obra!

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