O crescimento do e-commerce, mesmo de lojas virtuais pequenas, e a migração da experiência física para online fizeram surgir muitos desafios na cadeia logística para as empresas, mais especificamente na fase que envolve a última etapa do processo: as entregas.
A gestão de entregas está diretamente ligada à impressão que a empresa deixará para o cliente. Se ele foi bem atendido, fez a compra com facilidade, mas recebeu o produto com atraso ou danificado, é disso que se lembrará.
Qualquer problema nessa etapa pode afetar seriamente a reputação de um negócio, dificultando o processo de fidelização do consumidor.
Da preparação das mercadorias até a entrega no destino final, os desafios enfrentados são inúmeros, como condições da via na rota, fluxo do trânsito, custos dos combustíveis, entre outros.
Por isso, é importante que todas as empresas saibam como fazer a sua gestão de entregas. Continue a leitura para entender a importância desta etapa logística!
Tenha um sistema completo para gerenciar todos os processos da sua loja. Controle de estoque, de vendas, relatórios precisos e muito mais!
Comece agora mesmo!O que é gestão de entregas?
O principal objetivo da gestão de entregas é monitorar a carga em tempo real, desde o momento em que o veículo sai do centro de distribuição até a chegada ao cliente final. Apesar de parecer simples, realizar essa missão é bastante complexo.
Uma operação de entregas contempla diversos processos, como distribuir de forma otimizada a carga entre os veículos, planejar rotas eficientes, notificar o cliente sobre o status do pedido, entre outros.
Com uma gestão bem executada é possível viabilizar soluções para reduzir os custos e aumentar a produtividade da frota.
Uma das vantagens de monitorar todo esse processo em tempo real é que, se houver algum gargalo, seja operacional ou financeiro, ele será identificado e corrigido mais facilmente.
O impacto da gestão de entregas na experiência do consumidor
A gestão de entregas é a única parte “visível” do processo logístico para o cliente. Portanto, não deve ser negligenciada.
E o que isso significa? Bem, em resumo, a percepção do cliente depende quase exclusivamente da experiência na entrega.
Afinal, não adianta garantir um atendimento de qualidade e boas condições de pagamento se houver falha justamente na última etapa da compra.
A logística sempre foi uma parte importante na estratégia do varejo. Nos últimos tempos, passou a ser determinante para o sucesso (ou fracasso) de um negócio.
A gestão de entregas, por sua vez, tornou-se tema obrigatório quando se fala em customer success (sucesso do consumidor) e user experience (experiência do usuário).
Prova disso é uma pesquisa realizada pela empresa de logística Pier8, em parceria com o portal E-Commerce Brasil, que mostra dados sobre o impacto das entregas na experiência do usuário com e-commerce.
Cerca de 64% dos entrevistados afirmaram que atrasar nessa etapa é o principal motivo para as reclamações feitas pelos consumidores.
Outras justificativas são extravio, morosidade no processo financeiro, comunicação referente ao status da entrega e avarias no caminho até o cliente.
Por se tratar de uma estratégia cada vez mais relevante, o surgimento de tecnologias que buscam resolver os problemas que podem surgir entre a saída do produto da empresa e a chegada ao consumidor passou a ter uma adesão maior no mercado.
Como é o caso da Vuupt, uma plataforma exclusiva para otimizar a gestão de entregas.
A tecnologia consegue trazer eficiência para esse processo que é tão complexo e exige bastante agilidade.
Somente assim as empresas podem obter análises ricas sobre o seu negócio, implementar melhorias no processo e levar mais transparência para o seu consumidor.
Quais as vantagens de ter um controle de entregas?
Uma gestão logística eficiente é um fator determinante para o sucesso da operação em qualquer empresa e tem um impacto direto nos resultados financeiros.
À medida que o volume de pedidos aumenta e o transporte se torna mais complicado, a necessidade de aperfeiçoar os processos envolvidos cresce.
Em outras palavras, a tecnologia é uma grande aliada nesse processo. Por meio de um sistema de gestão de entregas, as empresas conseguem simplificar sua operação.
Além disso, podem acompanhar as atividades em tempo real, planejar rotas melhores, aumentar a capacidade de entrega, fazer a gestão dos custos operacionais, emitir comprovante digital, notificar os clientes sobre o processo de entrega, monitorar os motoristas em campo e obter relatórios completos sobre o negócio.
Com essas informações, fica mais fácil administrar o processo logístico, podendo identificar de forma ágil possíveis falhas e otimizar os resultados.
A tecnologia como aliada
Quando um trabalho é realizado manualmente, as chances de erros são maiores. Por isso, a automatização do processo garante uma maior confiabilidade no serviço prestado e dados mais precisos.
Outro ponto positivo é o aumento da produtividade e o ganho de tempo dos envolvidos no processo, pois a tecnologia deixa tudo mais ágil. Além disso, é possível personalizar um sistema de acordo com as necessidades da sua empresa.
Assim, pesquise bastante as opções do mercado e contrate empresas sérias e com referências. E o mais importante, observe sua operação e entenda quais são as suas necessidades e o que um sistema precisa resolver para sua empresa.
A Vuupt, por exemplo, é uma plataforma especializada em roteirização e gestão de entregas para quem possui seu motoboy/entregador próprio ou terceirizado. Com ela, é possível acompanhar todo o processo de entrega em tempo real e notificar os seus clientes sobre o andamento do pedido.
Vale ressaltar que, uma entrega de qualidade não se resume apenas à etapa de o produto chegar à casa do consumidor. As empresas precisam focar em todos os estágios da operação logística para garantir um processo eficiente por completo.
Sendo assim, é preciso se atentar para a organização do seu empreendimento como um todo, desde o catálogo de produtos e gestão de pedidos até controle de estoque e pagamento.
O Kyte oferece uma gestão completa para o seu negócio a partir de ferramentas que ajudam a vender mais e a gerenciar melhor as atividades. Digitalize agora os seus processos e tenha um maior controle das vendas.
Este post foi produzido pela equipe da Vuupt, uma plataforma especializada em roteirização e gestão de operações de serviços em campo, entregas e coleta.