Faz tempo que pedir comida deixou de ser algo restrito a pizza ou lanche. Hoje em dia, há diversas opções, das mais comuns às mais exóticas.
O mesmo vale para produtos em geral, já que existe uma infinidade de coisas que podem ser entregues na porta de casa.
Diante disso, cabe ao comerciante pesquisar bastante para saber quais são os melhores aplicativos de delivery e entrega de produtos, e conseguir oferecer uma experiência diferenciada aos clientes.
Se você vende na internet, optar por um app de delivery e entrega pode até parecer uma solução simples, mas é muito importante ter algumas questões em mente.
Uma delas é o fato de que você acaba dividindo o seu lucro com a empresa ao pagar as taxas de comissão.
Outro ponto é que esses apps não permitem que os comerciantes tenham acesso aos dados dos clientes. Logo, a comunicação com eles se torna mais difícil e burocrática.
É possível driblar todos esses problemas ao criar o seu próprio sistema de delivery – sim, você consegue fazer isso e mais fácil do que imagina.
Agora, se você concluir que o melhor para o seu estabelecimento é estar nos marketplaces, confira a nossa lista de melhores aplicativos de entrega de comida e produtos do momento.
Os 14 melhores aplicativos de delivery e entrega de produtos
Antes de tudo, é bom lembrar que nada é perfeito. Qualquer empresa que trabalha com entregas está sujeita a contratempos, principalmente quando recebe milhares de pedidos todos os dias.
Vale ressaltar também que algumas plataformas cobram mensalidades e outras, por serviço prestado. Verifique os detalhes de cada uma antes de escolher a sua.
Kyte
O Kyte é um sistema de vendas e gestão que também funciona como uma plataforma de pedidos online e delivery.
Desenvolvido especialmente para pequenos comerciantes, ele ajuda a organizar os pedidos recebidos e a manter o cliente sempre informado sobre o andamento do processo, graças à possibilidade de configurar status personalizados, como "em preparo" ou "em rota de entrega".
O mais interessante a respeito do Kyte: ele não cobra comissão sobre as vendas feitas. Todo o lucro obtido fica para o comerciante.
O Kyte possui quatro planos:
- FREE (gratuito): o comerciante tem acesso aos recursos de ponto de vendas, catálogo online e recibos digitais customizados.
- PRO (R$ 39,90 por mês): além de todos os recursos do plano FREE, oferece pedidos online, gestão de pedidos, controle de estoque, controle de fiado, relatórios sobre faturamento, lucro, produtos mais vendidos, entre outros dados, recibos impressos e integração com redes sociais.
- GROW (R$ 59,90 por mês): além de todos os recursos do plano PRO, dá acesso à versão do Kyte para PC, excelente para quem busca agilidade nas vendas e otimização no gerenciamento do negócio.
- PRIME (R$ 89,90 por mês): além de todos os recursos do plano GROW, oferece exclusividades, como atendimento por WhatsApp, suporte prioritário e time de implantação para ajudar em todo o processo de chegada ao Kyte.
Vale ressaltar que o Kyte não é um marketplace, ou seja, não funciona como um intermediador entre a loja e o cliente final.
No caso do Kyte, os estabelecimentos entram em contato direto com os consumidores para oferecer os serviços e fornecer as informações necessárias. Logo, toda a logística de entrega fica por conta do comerciante.
Essa dinâmica dá mais independência ao lojista, além de ele não ter que pagar comissão à plataforma, como já citado.
Com o app e a versão web do Kyte você tem o melhor dos dois mundos: a praticidade do celular e agilidade do PC. Faça mais pelo seu negócio.
Comece agora mesmo!iFood
Considerado um dos melhores aplicativos de entrega de comida da atualidade, o iFood promete aos comerciantes um gerenciamento fácil do negócio na plataforma e um aumento de até 50% no faturamento de quem decide ser parceiro.
Segundo o próprio iFood, são mais de 60 milhões de pedidos entregues por mês, 300 mil restaurantes parceiros e 200 mil entregadores ativos.
O app oferece serviço de entrega para restaurantes, docerias, padarias, hortifrutis, mercados, pet shops e outras lojas.
A empresa oferece dois planos:
- Básico: o estabelecimento é quem faz as entregas e gerencia os entregadores. Há uma comissão de 12% sobre os pedidos realizados e mais uma taxa de 3,2% quando os pagamentos são feitos diretamente pelo iFood. A mensalidade é R$ 100,00, mas somente se a sua empresa vender mais de R$ 1.800,00 no mês.
- Entrega: o iFood faz o delivery por meio de entregadores parceiros. A comissão é de 23% sobre os pedidos, e há uma taxa de 3,2% quando o pagamento é realizado direto na plataforma. A mensalidade é R$ 130,00, caso você venda mais de R$ 1.800,00 no mês. Esta opção não está disponível em todas as regiões do Brasil.
Loggi
Loggi é o app mais conhecido quando o assunto é transporte de mercadorias em geral. A startup brasileira conta com mais de 40 mil entregadores cadastrados e parceiros, e realiza milhões de entregas por dia em diversos cantos do país.
Oferece soluções para varejo e e-commerces, além de recursos tecnológicos que, segundo a própria Loggi, garantem escala e rentabilidade ao negócio.
Com este aplicativo de entrega de produtos, seu cliente consegue acompanhar o status do pedido pela internet e saber exatamente quando ele vai chegar. Você ainda consegue consultar histórico de pedidos, notas fiscais e recibos sempre que quiser.
A Loggi não tem mensalidades e cobra por entregas realizadas. Os valores variam entre pessoa física, e-commerces e escritórios, além da localidade.
Rappi
O Rappi é um aplicativo de delivery que entrega mais do que apenas refeições. Fundado na Colômbia, ele trabalha com vendas por atacado, pet shop, farmácia, produtos de limpeza, entre outros.
Segundo a empresa, ela fornece aos parceiros os dados mais importantes para gerenciar o estabelecimento, como informações sobre vendas e outros indicadores operacionais.
O Rappi cobra uma porcentagem de comissão e Imposto sobre Valor Agregado (IVA) por cada pedido realizado.
Cornershop by Uber
Além de trabalhar com o transporte de pessoas, a norte-americana Uber faz entrega de comida na sua versão chamada Uber Eats.
No entanto, em 2022, a empresa encerrou as operações de delivery para restaurantes no Brasil.
Com isso, passou a oferecer por aqui somente serviço de entrega de:
- mercados (varejistas e atacadistas), farmácias, hortifrutis, pet shops, entre outros segmentos (via Cornershop by Uber);
- mercadorias ou artigos pessoais (via Uber Flash);
- lojas que querem enviar produtos diretamente aos clientes e no mesmo dia (via Uber Direct).
Na Cornershop, os clientes fazem o pedido ao estabelecimento pelo app da empresa (semelhante ao que ocorria no Uber Eats). Este avisa o comerciante sobre a compra e envia um shopper à loja.
Ele, então, coleta o pedido e entrega ao consumidor. A plataforma diz que os produtos podem chegar nos endereços informados em menos de 90 minutos.
Para vender na Cornershop, o comerciante precisa pagar uma taxa de comissão de 15% sobre cada pedido realizado.
Além disso, a plataforma não aceita lojas online – a marca precisa ter um ponto físico de funcionamento para poder anunciar.
aiqfome
Conhecida como a maior plataforma do interior do Brasil, o aiqfome está presente em mais de 700 cidades em 23 estados. O app recebe cerca de 33 milhões de pedidos por ano, conta com 25 mil restaurantes parceiros e 5 milhões de usuários.
A empresa promete visibilidade ao negócio e a possibilidade de receber pedidos com cupons de desconto sem que você tenha que pagar por eles. E você ainda tem acesso às informações da sua operação em um dashboard no aplicativo.
O aiqfome cobra uma comissão de 12% sobre os pedidos realizados no seu estabelecimento. Se o pagamento for feito diretamente pelo aplicativo, você paga mais uma taxa de 2,99% sobre eles. Os valores variam conforme a região.
Lalamove
A Lalamove é uma empresa de Hong Kong que trabalha com veículos de vários tamanhos, de motos a carretos, o que permite o transporte de itens diversos.
Conhecida por atuar com uma logística considerada rápida e barata, ela conta com uma rede de 700 mil motoristas parceiros em todo o mundo. Só no Brasil, ela tem 50 mil motoristas cadastrados e 60 mil usuários.
Oferece serviços de entrega 24 horas por dia, 7 dias por semana, com a possibilidade de o seu cliente receber o produto no mesmo dia da compra.
A Lalamove não cobra comissões, mas possui taxas fixas. Elas variam conforme o veículo escolhido para a entrega, a distância percorrida e os serviços adicionais contratados.
Borzo Delivery (antiga Click Entregas)
Dentre os destaques deste app de delivery e entregas, estão a facilidade de pagamento, a otimização de rota e seguro de encomendas.
A Borzo Delivery tem ações voltadas para restaurantes e e-commerces, e garante que, com ela, dá para economizar até 20% dos custos logísticos. São 30 mil entregadores registrados e 250 mil entregas feitas por mês.
A empresa não cobra comissões. Ela trabalha com uma tarifa mínima – que varia conforme a cidade e o peso do produto (pode demandar veículos específicos) – e acréscimos determinados por quilômetro rodado (se ultrapassar o limite mínimo) e por serviços extras, como carga e descarga e ponto de entrega adicional.
James Delivery
O James Delivery é um app que conecta consumidores, entregadores e estabelecimentos de maneira prática e rápida. Assim, o cliente faz o pedido e pode recebê-lo em até 45 minutos.
Um diferencial da marca é que as entregas não se limitam apenas à comida, podendo ser de qualquer produto de farmácias, mercados e pet shops.
Outra vantagem é que não é necessário pagar a mais para contar com o serviço dos entregadores. O James Delivery já disponibiliza isso automaticamente e o preço está embutido no custo mensal da parceria.
Ele cobra uma mensalidade de R$ 99,00, uma comissão sobre o valor de cada pedido e uma taxa de manutenção do app – estas duas últimas são negociadas caso a caso.
Quero Delivery
Com o objetivo de ajudar micro e médios empreendedores a crescer, o Quero Delivery opera em sistema de entrega full service. Ou seja, você vende os seus produtos na plataforma e toda a logística de entrega fica por conta da empresa de delivery.
Vale destacar que o Quero Delivery costuma operar mais em cidades do interior do Brasil, normalmente onde os outros serviços de delivery são menos comuns. Se você estiver em uma dessas regiões, verifique se a empresa opera no seu município.
O Quero Delivery oferece um painel com informações sobre pedidos e clientes, além da possibilidade de atualizar o seu estoque, alterar preços e criar promoções.
O valor das comissões cobradas em cima de cada venda varia conforme a localização e o ramo do parceiro.
Delivery Much
Presente em mais de 320 cidades brasileiras (de até 200 mil habitantes), a Delivery Much é uma empresa gaúcha de delivery que reúne cerca de 15 mil lojas parceiras.
O app oferece a possibilidade de o comerciante utilizar a logística da própria Delivery Much por meio do plano Full Service. Nesta modalidade, a empresa fornece os entregadores e administra o processo de entregas.
Para fazer parte da rede, o empreendedor ou empreendedora precisa pagar em média 12% sobre o valor total de cada pedido.
UaiRango
O UaiRango, empresa mineira que atende mais de 200 cidades brasileiras em 18 estados, é uma plataforma online que facilita o gerenciamento de pedidos delivery e já conta com 17 mil estabelecimentos cadastrados.
Criado para tornar mais prático o processo de venda dos estabelecimentos e a jornada de compra dos consumidores, o serviço está presente em municípios de 10 mil a 150 mil habitantes.
Ele não cobra taxa de adesão ou mensalidade. O comerciante paga apenas uma comissão mensal sobre as vendas. Não há informações oficiais a respeito, mas estima-se que seja em torno de 10% sobre o faturamento.
Garupa
Presente em mais de 700 cidades no interior do país, o Garupa é um aplicativo de mobilidade que também conta com modalidades exclusivas para entrega de encomendas, compras de supermercado, roupas e até documentos.
Moto Delivery é o serviço especializado em transportar pequenos volumes via motoboy. Caso seja necessário transportar algo maior, é possível optar pelo Garupa Objeto.
E ainda há o Garupa Delivery para entrega de comida, itens de supermercado e de farmácia.
Não há informações sobre mensalidades ou taxas de comissão nos canais oficiais da empresa. É preciso entrar em contato para fazer a cotação para o seu negócio.
Justo
Operando somente na cidade de São Paulo no momento, Justo é uma plataforma que oferece uma operação logística completa para o comerciante.
Além disso, o app apresenta a lista de estabelecimentos para os clientes de forma igualitária, sem que haja beneficiados ou prejudicados, considerando primeiro a distância entre o comércio e o consumidor.
A plataforma cobra uma comissão de 5% sobre o valor dos produtos e há uma taxa da operadora financeira, no caso de vendas efetuadas no cartão de crédito, de 2,42% + R$ 0,09 por transação.
Conclusão
Agora que você sabe tudo sobre os melhores apps de delivery e entrega de produtos, veja qual plataforma oferece o serviço que mais se encaixa às necessidades do seu negócio e as taxas mais vantajosas.
Compare os recursos e os preços cobrados. Só assim você vai chegar na melhor opção. Boa sorte!